Oferta reduzida faz preço do leite subir quase 30%

23 de julho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

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O consumidor brasileiro sofreu um duro impacto com os problemas de oferta reduzida de leite no mercado interno este ano. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), feito a pedido da Agência Estado, mostra que o preço do leite tipo longa vida subiu 29,13% no primeiro semestre deste ano no varejo, o nível mais alto para esse período desde o Plano Real, em 1994. O cenário do leite acabou puxando para cima os preços de todos os produtos da cadeia de laticínios, que acumulam alta de 15,04% nos primeiros meses deste ano -também a mais intensa elevação em 13 anos.

O economista da FGV, André Braz, explicou que o leite tipo longa vida é o de maior peso entre os derivados componentes da cadeia de laticínios. “Qualquer flutuação no preço do leite (longa vida), a cadeia de laticínios sente na hora”, disse. Ele lembrou que esse cenário é reflexo da movimentação de preços do leite in natura do atacado, que já está em disparada há algum tempo. Dados do último Índice Geral de Preços -10 (IGP-10) de julho, mostram que o leite in natura continua em aceleração, com alta de 8,42%, ante aumento de 7,15% em junho. Outro ponto destacado pelo economista é a cadeia longa de produtos relacionada ao leite. Ele considerou que a movimentação de alta do produto é sentida por vários outros itens no setor de alimentação.

De junho para julho, a alta de preços do grupo Alimentação, no âmbito do IGP-10, mais do que dobrou (de 0,49% para 1,05%), sendo que um dos destaques na pesquisa foi o leite tipo longa vida, com alta de 15,79%, ante elevação de 10,03% no indicador de junho.

Fonte:Rio de Janeiro/AE