Crea-MT inicia Força-Tarefa Regional de Fiscalização do Centro-Oeste com treinamentos e divisão das equipes

23 de junho de 2026, às 14h35 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Compartilhar esta notícia

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) iniciou, nesta segunda-feira (22), a Força-Tarefa Regional de Fiscalização do Centro-Oeste, que abrange os municípios de Rondonópolis, Primavera do Leste e Campo Verde. O foco da operação é em armazéns de grãos, sementes, revenda de defensivos agrícolas, indústrias e obras de grande porte. 

A ação conta com o apoio da Mútua-MT, a Caixa de Assistência dos Profissionais. 

Essa é a primeira Força-Tarefa Regional oriunda da 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes da Região Centro-Oeste, que reúne os Creas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

A ação tem o objetivo de intensificar a fiscalização na região e promover troca de experiências entre os agentes dos Regionais e assegurar o cumprimento de normas que baseiam o exercício profissional.

 

Presidente do Crea-MT, Juares Samaniego | Foto: Caroline Mesquita

 

Durante a abertura, na manhã desta segunda-feira (22), o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, agradeceu os presidentes dos outros Creas pelo apoio na fiscalização e ressaltou a importância da região de Rondonópolis para o agronegócio.

Rondonópolis é uma região do agronegócio, temos Campo Verde e Primavera do Leste que também têm diversas culturas como o milho, a soja, trigo, algodão e fazem parte da economia do estado de Mato Grosso, Contribuíram também para o desenvolvimento do Crea e conhecimento na área de fiscalização, principalmente, rural. Essa troca de experiência é muito importante para todos nós”, disse.

O presidente ainda informou que devem acontecer outras duas operações ainda neste ano, porém, o local será definido com os presidentes dos outros Regionais nas próximas reuniões do Centro-Oeste.

 

Diretor Geral da Mútua-MT, Valmi Simão de Lima | Foto: Caroline Mesquita

 

Já o Diretor Geral da Mútua-MT, Valmi Simão de Lima, disse que a troca de experiência entre os agentes fiscais auxilia no trabalho e nas melhorias para o Sistema Confea/Crea e Mútua. 

“Fazer essa troca de experiência entre Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal é fundamental para entendermos como vocês estão trabalhando e o que a gente pode melhorar aqui no estado, então esse crescimento do Sistema com a fiscalização integrada é importantíssimo”, disse.

Também participaram da mesa de abertura o 1° Vice-presidente do Crea-MT, eng. agrônomo Sérgio Carvalho da Silva, representando a Câmara de Agronomia (CEAGRO); o Superintendente Operacional de Fiscalização, Donizeth Vitório Taveira, e Fabiola Bertinetti, representando a Associação Rondonopolitana de Engenharia (AREA).

 

Diretora- financeira da AREA,Fabiola Bertinetti, presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, diretor-presidente da AREA, Vagner Haubricht Pinheiro, diretor geral da Mútua-MT, Valmi Simão de Lima e 1° vice-presidente do Crea-MT, Sérgio Carvalho da Silva | Foto: Caroline Mesquita

IA do Crea-MT

Durante a programação do primeiro dia de treinamento, o setor de Gerência de Tecnologia da Informação do Crea-MT apresentou o novo sistema com Inteligência Artificial que irá auxiliar no atendimento aos profissionais e na agilidade dos processos.

O novo sistema é voltado para qualquer cidadão, profissional e funcionários das áreas internas do Crea-MT.

 

 

A IA consiste em um assistente que atende por mensagem via WhatsApp e consulta os dados oficiais do Crea ao vivo com respostas entregues em segundos. Na prática a IA, realiza quatro passos: 

1 – O usuário realiza a pergunta no Whatsapp;

2 – Se identifica com o CPF devido a segurança dos dados;

3 – A IA realiza a busca nos registros do Crea;

4 – Faz a entrega da resposta de forma rápida.

A IA também pode verificar se um engenheiro ou empresa tem registro ativo, anuidade e 2ª via com Pix, situação do registro de ARTs, títulos e o andamento dos seus protocolos. Ao todo, são mais de 27 tipos de consultas.

Todos os dados seguem possuem cinco camadas de proteção e estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

A nova IA já passou pela fase de testes e está em fase de homologação.

Divisão de equipes e início dos trabalhos

Durante o período da tarde, a programação seguiu com a divisão das equipes de trabalho realizadas pela coordenadora de Fiscalização do Crea-MT, Ivanil Martins. São 11 equipes ao todo, sendo cinco em Rondonópolis, quatro em Primavera do Leste e duas em Campo Verde.

 

Coordenadora de Fiscalização do Crea-MT, Ivanil Martins | Foto: Caroline Mesquita

 

Outros seis agentes vão fiscalizar obras dentro do município de Rondonópolis. Participam da operação cerca de 45 agentes fiscais. A coordenadora fez a distribuição dos formulários e orientou cada equipe sobre os pontos de ação e dicas sobre a abordagem aos proprietários dos locais. 

Após a divisão, foi realizado um treinamento sobre o sistema de geolocalização ArcGis Field Maps e o sistema de registro de formulários, ArcGis Survey. O assessor da Fiscalização do Crea-MT Nicolas Mesquita realizou o cadastramento das equipes nos sistemas e orientou os agentes sobre a utilização das ferramentas.

No Field Maps, os agentes fiscais conseguem visualizar os locais exatos para realizar a abordagem e os pontos a serem fiscalizados. Já no Survey, os agentes preenchem o formulário com as informações colhidas no local.

Durante os dias 23, 24 e 25, os agentes fiscais realizarão o trabalho prático e execução das atividades. Já na sexta-feira (26), serão apresentados os relatórios da operação com a consolidação dos resultados obtidos.

 

Equipe de Fiscalização do Crea-GO | Foto: Caroline Mesquita

 

Confira Galeria de fotos do primeiro dia.

Texto: Caroline Mesquita