Câmaras e Comissões

Compartilhar esta notícia

As câmaras especializadas são os órgãos decisórios da estrutura básica do Crea que tem por finalidade apreciar e decidir sobre os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e, sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades do Conselho Regional, constituindo a primeira instância de julgamento no âmbito de sua jurisdição, ressalvando o caso de foro privilegiado. As câmaras especializadas são constituídas na primeira Plenária ordinária do ano, de acordo com a proposta de renovação do terço do Plenário aprovada pelo Confea, sendo composta por no mínimo três conselheiros regionais da mesma modalidade profissional. Os trabalhos da câmara especializada são conduzidos por um coordenador e por um coordenador-adjunto, eleitos na reunião de sua instalação. Cada câmara dispõe de apoio técnico e administrativo da estrutura auxiliar do Conselho para que possam exercer suas atribuições. O Crea-MT possui 5 (cinco) Câmaras Especializadas, sendo elas:

Agronomia 
Civil
Elétrica
Florestal
Geo/Minas/Industrial

COMISSÕES PERMANENTES E COMISSÕES ESPECIAIS

COMISSÕES PERMANENTES

A Comissão Permanente é o órgão deliberativo de suporte do CREA-MT, instituído pelo Plenário, que tem por finalidade auxiliá-lo no desenvolvimento de atividades contínuas relacionadas a um tema específico de caráter legal, técnico ou administrativo. Cabe ás comissões, entre outras atividades, analisar e instruir processos, elaborar propostas de plano de trabalho e prestar contas ao Plenário. Atualmente, o Conselho tem 04 comissões:

Comissão de Legislação e Normas – aprecia assuntos de caráter normativo

Comissão de Orçamento e Tomada de Contas – aprecia assuntos de caráter econômico e financeiro

Comissão de Ética Profissional – analisa as infrações ao Código de Ética dos profissionais

Comissão de Renovação do Terço – elabora proposta de renovação do terço da composição do Plenário

 

COMISSÕES ESPECIAIS

A Comissão Especial é o órgão instituído pelo Plenário quando há necessidade, pois sua finalidade é auxiliar os órgãos da estrutura básica no desenvolvimento de atividades de caráter temporário, relacionadas a um tema específico que pode ser de caráter legal, técnico ou administrativo. No CREA-MT estão instaladas 07 comissões especiais:

Comissão do Mérito
Comissão de Ensino
Comissão de Bens Inservíveis
Comissão do Crea Júnior
Comissão Eleitoral Regional
Comissão de Meio Ambiente
Comissão Crea Mulher