UMA BATALHA CHAMADA TRÂNSITO

21 de agosto de 2012, às 15h12 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

O Brasil tem o trânsito mais violento do mundo! São 25 milhões de veículos e 6,6 milhões de motocicletas e outros tantos milhões de pedestres envolvidos diariamente numa verdadeira guerra com saldo anual superior a 1 milhão de acidentes (1 acidente à cada 30 segundos!), 350 mil feridos, 50 mil mortos (Uma vítima fatal à cada 11 minutos!) e mais de R$10 bilhões em perdas materiais. Das 50 mil mortes, 35 mil (ou seja 70%) estão relacionadas diretamente ao álcool e as drogas. Em dez anos esta relação saltou de 50% para 70%! Assustador não?
Para ajudá-lo a enfrentar o dia a dia no trânsito, esteja você na condição de motorista ou pedestre, apresentaremos “dicas” e técnicas para a prática de uma Direção Segura e Econômica. O que vem a ser isto?
Dirigir com segurança e economia é ajustar o seu modo de conduzir um veículo de forma a realizar cada percurso sem acidentes, sem infrações, sem abusos e sem faltar com a devida cortesia, apesar das ações incorretas dos outros, das condições ao seu redor, respeitando inclusive os limites técnicos do veículo.
O pensamento de que “fazer seguro do veículo” compra a total tranqüilidade não reflete a realidade, pois nos acidentes de trânsito os custos indiretos chegam a 3 vezes os diretos. E o choque emocional pela perda de vidas? E a desestruturação de famílias que perderam sua âncora econômica? E as mutilações permanentes? O trânsito é mesmo uma guerra! Você não vai querer fazer parte destas estatísticas assustadoras não é? Então seja um multiplicador da consciência segura e pratique os cinco passos da prevenção: Conhecimento, Atenção, Previsão, Habilidade e Ação. No próximo artigo você vai saber porque pisar no freio não significa parar instantaneamente.

Luiz Roberto M. C. Cotti – sócio-Diretor da MC7 Marketing do Conhecimento, Especialista em Gestão de Frotas