Rastreabilidade é desafio à pecuária

26 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Rastreabilidade universal. Esta é uma das medidas apontadas pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Marcus Vinicius Pratini de Moraes, como fundamentais para o Brasil ampliar sua liderança no mercado internacional. “Enquanto a rastreabilidade não for universal, não vamos conseguir avançar. Temos condições pra isso”, considerou Pratini de Moraes, no 3º seminário da Bolsa de Mercadorias e Futuro (BM&F) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), realizado ontem, na sede da Federação, em Cuiabá.

Para o Pratini – ex-ministro da Agricultura – ninguém vai tirar do Brasil a liderança no mercado. “Vamos conseguir superar os desafios e impor nossas regras no mercado”, disse Pratini, confiante. Segundo ele, entre os maiores desafios, além da rastreabilidade, também estão investimentos no marketing da carne brasileira e ações para vencer o protecionismo sanitário de mercados como a União Européia.

O diretor de Agronegócios e Energia, da BM&F, Ivan Wedekin, falou dos mecanismos do mercado futuro que podem tornar a pecuária de corte mato-grossense mais competitiva. O mercado futuro no setor agropecuário cresceu, segundo ele, 35%, este ano. “A perspectiva é encerrarmos o ano com um volume 40% maior de negócios”.

Fonte:Diário de Cuiabá