Projeto Cresce Brasil debate futuro do país no Ceará

28 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Projeto Cresce Brasil debate futuro do país no Ceará

Fortaleza, 28 de maio de 2007

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) e a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) realizarão na próxima quinta-feira, 31 de maio, no Condomínio Espiritual Uirapuru, o Seminário Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento, com o tema Energia – Matriz Energética Brasileira. O evento terá a participação do presidente da FNE, Engº Murilo Celso de Campos Pinheiro.

O seminário faz parte do movimento permanente de mobilização Projeto Cresce Brasil que teve origem a partir de um documento elaborado pela FNE e Sindicatos associados, denominado Manifesto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento. O manifesto da FNE apresenta propostas que visam o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação em bens de capital, agropecuária, biotecnologia, tecnologia digital, aeroespacial, saúde, biossegurança e sustentabilidade dos biomas brasileiros, tendo sido basilar na elaboração do atual PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

De acordo com a diretora-presidente do SENGE-CE, Engª Thereza Neumann S. de Freitas, a publicação da FNE além de incluir um diagnóstico atual da situação do Brasil apresenta sugestões de ação e projetos concretos que precisam ser executados para “podermos ter um país justo, empreendedor e democrático”. A engenheira Thereza Neumann ainda ressalta que algumas propostas do manifesto foram incorporadas ao PAC, hoje, sendo o programa do governo Federal que trata do nível de crescimento econômico e social do Brasil. O mesmo seminário já aconteceu em outras cidades brasileiras como Cuiabá, Florianópolis, Rio de Janeiro e Teresina.

No Ceará, o seminário discutirá aspectos gerais e específicos sobre formas alternativas de geração de energia térmica, eólica, bio-energia e gás natural, as quais o Ceará tem participação efetiva, na busca destas inovações. O encontro também será uma oportunidade de integração entre os profissionais (engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, tecnólogos) com a sociedade, em torno de um objetivo comum: o crescimento econômico e social do Brasil, através da informação e da sensibilização “para as nossas potencialidades como construtores destas novas tecnologias e do Estado, como instrumento de captação de recursos e promotor de políticas de inclusão”, disse Thereza Neumann.

Fonte:Crea-CE