Petrobras vai elevar buscas por gás na Amazônia

4 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A Petrobras aumentará a procura por gás na Amazônia. Segundo o diretor de Exploração e Produção da estatal, Guilherme Estrella, a empresa vai retomar o trabalho nos campos de Juruá, São Matheus e Jaraqui. Segundo Estrella, a idéia é compensar a queda natural de produção de Urucu e honrar contratos de fornecimento de gás pelos próximos 20 anos.

A estatal já produz 50 mil barris/dia de petróleo no campo de Urucu, no Amazonas, e a partir de 2008 passará a produzir gás. Os planos prevêem a perfuração de 23 poços na bacia do Solimões até 2012.

A Petrobras revisou para baixo sua projeção de produção média de petróleo para este ano. A estimativa passou de 1,9 milhão de barris/dia para algo entre 1,84 milhão e 1,85 milhão de barris/dia. Segundo Estrella, a queda foi resultado de problemas enfrentados no primeiro semestre com plataformas como P-34, P-50, P-43 e P-48. A estatal, no entanto, diz que manterá a auto-suficiência.

Os problemas com plataformas não se restringem ao primeiro semestre. Segundo Estrella, a tendência da companhia é cancelar a licitação da plataforma P-55. Segundo o executivo, a estatal está analisando a proposta do estaleiro Jurong, mas os preços foram considerados altos.

A Petrobras também anunciou ontem o início das obras da refinaria de Pernambuco, mesmo sem chegar a acordo com a venezuelana PDVSA. O investimento é da ordem de US$ 4,05 bilhões, e o início da operação está previsto para o segundo semestre de 2010.

Fonte:Correio Web