A Acessibilidade do CREA Mato Grosso

Compartilhar esta notícia

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, por sua própria função social, sempre se preocupou com a garantia da acessibilidade aos mais diferentes públicos. Para o CREA-MT, acessibilidade é um dever social que deve ser cumprido à risca em todos os eixos definidos como norteadores de nosso programa que são: qualificação de nossas instalações, qualificação dos servidores, conscientização da sociedade, treinamento de profissionais e da própria fiscalização. Aos poucos estamos conseguindo implantá-las, fazendo com que hajam ações afirmativas definitivas em todo o Estado.

Assim, em nosso novo site, não seria diferente, seguindo as recomendações das organizações e padronizações internacionais, agora, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e deficiência auditiva e/ou de fala, podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso. São eles:

Deficiência visual:

Aumento e diminuição de fonte: Para aumentar a fonte, é só clicar no símbolo de A+ em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em A-. Se for necessário, também pode ser usado o Zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminui-lo. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.

Alto contraste: O usuário com deficiência visual também pode usar o recurso do Alto Contraste, na barra de acessibilidade, para intensificar o contraste da página com combinações alternativas de cores que facilitam a leitura.

Leitura do site através de softwares: Os usuários podem instalar programas que fazem a leitura do site, são sugestões de programas disponíveis para pessoas com deficiência:

– Nitrous Voice Flux: controla o computador por voz e, é Gratuito;

– NVDA: software livre para ler tela, em vários idiomas (Windows);

– YeoSoft Text: leitor de tela em inglês e português;

– Jaws for Windows: leitor de tela, em vários idiomas;

– Virtual Vision: leitor de telas em português do Brasil;

– DOSVOX: sistema para deficientes visuais (Windows ou Linux).

Deficiência auditiva:

Vlibras: Na barra de acessibilidade, clicando no ícone do Vlibras o usuário é direcionado para a página deste plugin, que pode ser usado em diversos devices e plataformas. O Vlibras aciona um recurso que traduz informações como textos, áudio e vídeos para a linguagem brasileira de sinais (LIBRAS) e torna todo o conteúdo do site acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Nestes casos, nosso site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.