Crea-MT inaugura inspetoria em Cáceres

15 de abril de 2024, às 17h57 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Na última sexta-feira (12), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realizou a cerimônia de inauguração da inspetoria de Cáceres, situada na Rua Generoso Marques Leite, s/n, bairro Jardim Celeste. Durante o evento, o presidente do Conselho, eng. civil Juares Samaniego, homenageou profissionais do Sistema que prestaram relevantes serviços à localidade, concedendo-lhes diplomas de reconhecimento profissional. Os homenageados foram o vereador de Cáceres e eng. civil e de seg. do trabalho Celso Silva, e os ex-inspetores do município, eng. civil e de seg. do trabalho Adilson Domingos Reis, eng. agrônomo Nelson da Cunha Cintra e eng. eletricista Luiz Felix Conceição Alvares.

Eng. eletricista Luiz Felix Conceição Alvares, eng. agrônomo Nelson da Cunha Cintra, Presidente do Crea-MT, eng. civil e de seg. do trabalho Adilson Domingos Reis e o Vereador de Cáceres e eng. civil e de seg. do trabalho Celso Silva

Em seu discurso de agradecimento, o vereador Celso Silva ressaltou o papel do Conselho na valorização da engenharia, destacando que promover sua importância para a sociedade é essencial para o desenvolvimento dessa área profissional. “Mostrar à sociedade a importância do Conselho é o que faz a engenharia crescer”, concluiu.

Presidente do Crea-MT, eng civil Juares Samaniego, e vereador de Cáceres, eng. civil e de seg. do trabalho Celso Silva

O homenageado Adilson também expressou sua satisfação com a inauguração, comparando-a a um sonho realizado: “Agora nós temos um espaço digno para os profissionais de engenharia. Externalizei isso no momento do descerramento da placa, e é uma honra repetir para toda sociedade que o Crea-MT tem espaço próprio em Cáceres, para congregar aqui todos os profissionais da engenharia da região. Estou felicíssimo por isso. É mais um sonho que se realiza”, celebrou.

Presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, e eng. civil e de seg. do trabalho Adilson Domingos Reis

No ato de descerramento da placa, o presidente do Regional Mato-grossense afirmou que o objetivo da implantação da inspetoria de Cáceres é intensificar o atendimento a diversos profissionais e empresas da região e municípios próximos, já que uma das prioridades de sua gestão é interiorizar o Conselho. “A meta é a aproximação entre o Crea-MT e quem procura os seus serviços, na busca pela excelência do atendimento de todo  estado e valorização profissional, além de intensificar a fiscalização nessas regiões abrangentes”, explicou Juares.

Durante a cerimônia, o presidente Juares ainda agradeceu a participação, dedicação e apoio fundamental dos atuais inspetores de Cáceres, eng. civil Patrick Martins dos Santos Montalvão, eng. agrônomo Jackson Ferreira da Silva, eng. eletricista Luiz Carlos de Lara Pinto e tecnólogo em gestão ambiental Élder Felix de Macedo.

Saiba mais:

A Inspetoria é um órgão executivo que representa o Conselho nos municípios onde está instalada e tem por finalidade fiscalizar e promover o exercício das profissões que integram o Sistema Confea/CREA nas respectivas localidades, além de promover a descentralização do atendimento aos profissionais, facilitando o acesso aos serviços oferecidos pelo Crea-MT.

Atualmente, em Mato Grosso são 25 inspetorias, situadas nas cidades de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Canarana, Colíder, Confresa, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Mirassol D´Oeste, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande.

Cada inspetoria é composta por até quatro inspetores, sendo um Inspetor-chefe e os demais Inspetores Adjuntos, cujos membros são nomeados pelo presidente do Crea-MT para mandato de até 3 anos. O exercício da função de inspetor é honorífico e deve ser ocupado por profissional legalmente habilitado e em dia com as obrigações perante o Sistema. Sua atuação visa melhorar a eficiência das ações de fiscalização junto à comunidade e defender o exercício e a valorização profissional em consonância com as demais instâncias administrativas e institucionais.

Texto: Maria Cecília Borges com supervisão da Assessora de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Igor Bastos.