Singemat e ABGE realizam ciclo de palestras sobre Geologia no Estado de Mato Grosso
18 de setembro de 2026, às 13h18 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Sindicato dos Geólogos de Mato Grosso (SINGEMAT) e a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE), realizam nos dias 22 a 25 de setembro, o Ciclo de Palestras “Geologia no estado de Mato Grosso” com atividades voltadas à união dos conhecimentos da área da Geologia com ensinamentos do campo da Engenharia.
A programação se inicia no da 22 às 19h no auditório João Barbuíno Curvo Neto (conhecido como mofão) na FAET /UFMT. O encontro irá abordar a importância do conhecimento geológico para a concepção, planejamento e execução de obras ligadas a infraestrutura, considerando características de terreno, segurança e durabilidade dos empreendimentos. A palestra será ministrada pelo professor Ivan José Delatim, que possui experiência em Geologia de Engenharia e investigações geológico-geotécnica.
Nos dias 23 a 25, a programação segue e com inicio ás 08h30 com término previsto para 17h30.
Durante esses dias, os participantes poderão participar do curso “Classificação de Sondagem” realizado na sala de lupas da Faculdade de Geociências da UFMT. O principal objetivo da atividade é aprofundar conhecimentos relacionados á classificação e descrição de sondagens.
O evento é gratuito e os interessados podem se inscrever aqui.
Edital de Chamamento Público
O evento será realizado com apoio financeiro do Crea-MT, disponibilizado pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2026. O edital tem como objetivo apoiar projetos desenvolvidos pelas entidades de classe e instituições de ensino sem fins lucrativos, fortalecendo a valorização profissional, a qualificação técnica e o desenvolvimento das engenharias, agronomia e geociências em Mato Grosso.