Projeto “Casa Segura” é lançado durante 1° Fórum do Idoso 2018

12 de novembro de 2018, às 18h55 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Espaço físico pode incentivar, deprimir, cuidar ou colocar em risco o ser humano que o utiliza. No meio médico é a grande a preocupação com os problemas de saúde decorrentes da idade e entre eles os causados por quedas dentro de casa, pois estes apresentam grande repercussão social e econômica.

Devido a esses fatores, que os membros da Comissão de Acessibilidade do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), conselheira, engenheira civil Marciane Prevedello Curvo e o vice-diretor financeiro do Crea-MT, engenheiro agrônomo Marcelo Capellotto apresentaram durante o 1° Fórum do Idoso 2018, dia 10 de novembro, no auditório da Fecomercio-MT em Cuiabá, o projeto “Casa Segura”, em parceria com o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MT), a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Mato Grosso (SBOT-MT), a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-MT).

“O Crea Mato Grosso está como parceiro deste importante evento através da Comissão de Acessibilidade do Plenário. A sociedade de ortopedia este ano convidou os técnicos do Crea Mato Grosso e Cau-MT para desenvolver uma maquete virtual, dessa forma fica fácil a visualização do que é uma Casa Segura, visando a melhor forma de discutir estratégias e estabelecer um programa estadual educativo de prevenção de quedas, garantindo aos idosos ambientes seguros e apropriados, com padrões de mobilidade e eliminação de riscos nos lares”, detalhou a conselheira do Crea-MT, Marciane Prevedello Curvo.

O Fórum atraiu várias entidades interessadas no assunto.  Para a presidente da Associação de Idosos Menino Jesus do Jardim Vitória em Cuiabá, Lucimara Antônia Rodrigues, o assunto é de grande importância, já que na entidade participam ativamente 40 idosos. “Trouxe quatro membros da associação para absolver as informações, dessa forma repassar a mensagem aos demais idosos que fazem parte da nossa entidade. A cartilha Casa Segura será uma ótima ferramenta, principalmente pela segurança dos cômodos e móveis de futuras residências, impedindo os acidentes”, disse a presidente da associação.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) uma das maiores causas de acidentes e fratura de idosos no Brasil são as quedas. Cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos já sofreram algum tipo de queda ou acidente causado por escorregões e tropeços. “O conceito da Casa Segura interessa diretamente a esses brasileiros, com idade superior a 65 anos”, explicou o presidente da SBOT-MT, Dr. Márcio Augusto Ramos Mendes durante palestra.

Ele ainda ressaltou que no meio médico é grande a preocupação com os problemas de saúde decorrentes da idade, pois geram grande repercussão social e econômica. “A recuperação física nesta etapa da vida é mais difícil e durante a convalescença o idoso fica sujeito a desenvolver outras doenças e são esses assuntos que foram debatidos durante o Fórum”, destaca o ortopedista.

O encontro aberto pelo Coral da Melhor Idade Mestre Albertino, teve uma vasta programação com palestras conduzidas por profissionais da área medica e de arquitetura destacando assuntos relacionados ao bem-estar da pessoa idosa. Uma cartilha será um dos meios pelos quais o programa será disseminado, nela haverá planos para uma melhor segurança dos idosos em ambientes residenciais e casas de repousos.

Para a cessar a cartilha online basta acessar o link: http://forumdoidosomt.com.br/

*Equipe de Comunicação do Crea-MT