Programa Mulher do Crea-MT realiza evento em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

13 de março de 2024, às 16h57 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Programa Mulher do Crea-MT realizou um evento especial para as profissionais do Sistema. A iniciativa aconteceu na última sexta-feira (08), na sede desta Regional, e reuniu cerca de 40 engenheiras de diversas áreas. O destaque do evento foi a oficina intitulada “Ansiedade Financeira – O impacto das emoções nas finanças”, conduzida pelas facilitadoras, geógrafa Silvana Moura e eng. sanitarista Ildisneya Velasco.

A oficina proporcionou às mulheres valiosas reflexões sobre o manejo das finanças pessoais e seu impacto no bem-estar emocional, além do conhecimento de ferramentas práticas para construírem uma relação mais saudável com o dinheiro, alcançarem seus objetivos financeiros e viverem com mais tranquilidade. Também foram apresentados exercícios simples que podem ajudar no controle da ansiedade e ainda uma prévia de como realizar um diagnóstico da vida financeira.

Questionada sobre a relação entre mulher e ansiedade financeira, Silvana afirma que elas tendem a ser mais afetadas que os homens, por desempenharem múltiplos papéis simultaneamente na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento da ansiedade, que acaba refletindo nas suas finanças. “Devido ao nosso ritmo de vida, ao longo das décadas a gente vem assumindo cada vez mais papéis, e hoje, a gente gira vários pratos simultaneamente, como ser esposa, mãe, dona de casa, trabalhar, empreender, cuidar da sua saúde física e mental, dos seus familiares, então, lidar com o equilíbrio de todos esses papéis gera uma ansiedade maior, que afeta os diferentes setores da sua vida”, explana Silvana.

Palestrante geógrafa Silvana Moura

Para Ildisneya, a gestão financeira não apenas impacta as finanças, mas também influencia diretamente a qualidade de vida e a realização pessoal, seja qual for a renda. “A educação financeira é uma lacuna em nossa formação, desde o ensino fundamental até a graduação. Após me formar, eu percebi que embora tivesse empregos interessantes e uma boa remuneração, não conseguia gerir meu dinheiro de forma eficaz. Isso gerava frustração, especialmente ao ver colegas altamente competentes enfrentando situações similares. Além disso, eu via essas pessoas trabalhando mais da metade do dia e não tendo uma qualidade de vida. E aí eu percebi qual era o problema. A chave é a organização financeira, seja qual for a renda. Independente da pessoa ganhar um salário mínimo ou R$ 50.000,00, se não tiver uma gestão, não vai render”, pontua Ildisneya

Palestrante eng. sanitarista Ildisneya Velasco

A coordenadora do Programa Mulher, geóloga Sheila Klener, destaca que essa oficina serviu para despertar nas mulheres um olhar diferente sobre sua vida financeira e como ela pode estar agindo no emocional, afetando o comportamento dessas mulheres tanto na sua vida familiar, quanto nas relações de trabalho. Segundo Sheila, o tema foi tão produtivo que as engenheiras já pensaram num segundo momento com uma discussão mais profunda sobre o assunto.

Coordenadora do Programa Mulher geóloga Sheila Klener

Após a oficina, as participantes desfrutaram de um jantar festivo, criando um ambiente acolhedor e propício para o compartilhamento de experiências. Além disso, houve um animado sorteio de presentes, proporcionando momentos de alegria e confraternização entre as profissionais e colaboradoras.

Para conferir as fotos do evento, clique aqui.

Texto: Assessora de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Rennan Kawahara.