Presidente do Crea-MT acompanha fiscalização do Crea-Ro na feira Rural Show

28 de maio de 2019, às 17h19 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

 

“A nossa participação na feira Rondônia Rural Show é conhecer “in loco” os procedimentos adequados na montagem de estandes. Verificar se a documentação obrigatória como Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é apresentada de maneira correta, ou seja, como é realizada a fiscalização do Conselho no evento, já que o Crea Rondônia estava presente durantes os cinco dias de feira, trabalho que serve de referência para a Regional Mato Grosso na fiscalização de eventos dessa natureza.

No local observamos   se existe acompanhamento de um profissional, até porque o Crea-MT não fiscaliza só a estrutura mas também o exercício ilegal da profissão”, detalhou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente.

O estande do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-Ro) foi um dos destaques durante a feira na região central do estado realizada de 22 a 25 de maio. Além de palestras ministradas por engenheiros e convidados, a programação contou com o evento Crea Norte, que reuniu o Fórum de presidentes da instituição de todos os estados da região Norte e do Mato Grosso, além da Caixa de Assistência dos Profissionais do Sistema Confea/Crea (Mútua).

A participação do Crea-Ro com estande no “RRShow” foi considerada positiva para a instituição, já que incluiu balcão de atendimento aos profissionais, contou com a participação da Mútua com a presença do diretor executivo financeiro nacional, Juarez Silveira Samaniego, e uma sala de reuniões e um auditório. “Disponibilizamos uma grande estrutura para receber os profissionais e convidados da região, tudo muito bem organizado”, finalizou o presidente do Crea-Ro, Carlão Xavier, que foi o anfitrião do Crea no evento.

Durante a feira “RRShow”, várias pessoas circularam pelo estandes e corredores comerciais, além de auditórios com palestras temáticas ao desenvolvimento em agronegócios. O estande do Crea-Ro também teve auditório de palestras e recebeu profissionais especialistas nas áreas de engenharia florestal e agronomia.

O primeiro a explanar conhecimento ao público presente foi o representante do governo do Acre, o engenheiro agrônomo Paulo Matos, que atualmente é secretário de produção e agronegócios. Ele mostrou os “case” de desenvolvimento de seu estado, com apresentação de números e fatos relevantes para o crescimento econômico.

Outra palestra que chamou a atenção foi a do engenheiro florestal Ernesto Sawaeda, que abordou um tema no mínimo curioso sobre a invasão de javalis na Amazônia para o engenheiro, essa invasão é considerada uma praga, pois devasta o sistema de flora e fauna por onde passa. “São prejuízos e danos que poderão causar a entrada dos javalis e seus híbridos na região amazônica tanto à flora e à fauna, como também no agronegócio e à pecuária de corte, pois os javalis são carnívoros e podem começar a atacar o rebanho em Rondônia”, afirmou.

Para o presidente do CREA-RO, engenheiro florestal Carlão Xavier, a participação de agentes de outros estados só engrandeceu o evento. Ele se refere não só aos palestrantes, mas também aos presidentes dos CREA’s dos estados de RR, TO, AM, PA, AC, AP e MT.

“ O Crea Norte reuniu todos os estados da região e ainda o Mato Grosso. Nós conversamos bastante e trocamos experiência sobre o sistema e seu aprimoramento, para que os profissionais sejam cada dia mais valorizados para que a engenharia mantenha o padrão de qualidade no atendimento aos seus clientes”, comentou o presidente Carlão.

Cristina Cavaleiro/Equipe Comunicação Crea-MT com informações do Crea-Ro