Plenária de março é marcada por aprovação de indicações para receberem honrarias pelo Sistema Confea/Crea

11 de março de 2024, às 15h52 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A sessão plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) do mês de março foi marcada pela aprovação dos indicados para serem homenageados pelo Sistema Confea/Crea com medalha do mérito, inscrição no livro do mérito e menção honrosa. Na ocasião, também foram julgados 23 processos de infração à legislação, 03 decisões Ad Referendum, 01 cadastramento de curso de nível superior e 02 revisões de atribuição. A reunião aconteceu na quarta-feira (06), no plenário Eng. civil Rubens Paes de Barros Filho.

A mesa foi composta pelo presidente do Crea-MT eng. civil Juares Samaniego, 1° vice-presidente eng. agrônoma Lys Sueli Barco, 2º vice-presidente eng. agrônomo Márcio Eduardo Forti, diretor administrativo eng. civil Heitor Ribeiro Teixeira, vice-diretor administrativo eng. florestal André Luís Torres Baby, diretor financeiro eng. civil Darci Lovato, diretora-geral da Mútua eng. Sanitarista Suzan Lannes e conselheiro federal geólogo Mário Cavalcanti.

A coordenadora da Comissão de Mérito desta Regional, eng. civil Rejane Mara Castiglioni, explicou que as indicações dos profissionais e instituições a serem homenageados pelo Sistema foram feitas pelas entidades de classe e submetidas à apreciação da Comissão, que aprovou 14 nomes. “A Comissão do Mérito aprovou 14 indicações e encaminhamos para o Plenário votar em 03 dos indicados, sendo um para cada honraria”, complementa Rejane.

Coordenadora da Comissão de Mérito eng. civil Rejane Mara Castiglioni

As honrarias do sistema, regulamentadas pela Resolução do Confea n.º 1.085/2016, se dividem em medalha do mérito, para a congratulação dos profissionais vivos; livro do mérito, onde são inscritos os nomes dos profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços à sociedade; e a menção honrosa, que é destinada às instituições como reconhecimento das contribuições para melhoria dos serviços prestados pelo Sistema e pela Mútua ou para o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e sustentável do país e para a qualidade de vida das pessoas.

Para receber a medalha de mérito, os indicados foram o eng. eletricista Marcos Vinicius Santiago Silva, pelo Instituto de Engenharia de Mato Grosso (IEMT); o eng. eletricista Danilo Ferreira de Souza, pela Associação Mato-grossense dos Engenheiros Eletricistas (AMEE); o eng. civil Augusto Cesar Marques dos Santos, pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC); o eng. sanitarista Marcio de Jesus Mecca, pela A Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientalistas de Mato Grosso (AESA); o eng. civil Délcio José Bolzan, pela UNIDEP; a eng. agrimensora Regina Pagliuso Siqueira de Oliveira, pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE); o eng. agrônomo Osmar Szenczuk, pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste (AEAPL); e o eng. agrônomo Eder Novaes Moreira, pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso (AEAS).

Já para ter o nome inscrito no livro do mérito, foram indicados o eng. civil José Augusto da Silva, pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de Mato Grosso (SENGE); o eng. agrônomo Carlos Ten Caten, pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Água Boa (AEAAB); o eng. civil Fernando José Teixeira de Almeida, pela ABENC; e o eng. agrônomo Enrique Pouyú Rojas, pela AEAS.

Para receber menção honrosa, as indicadas foram a Mediape Mediação, Arbitragem e Recuperação de Empresas e Perícias Ltda, pelo IBAPE, e a Construtora São Benedito, pelo SENGE.

Após elencar todos os indicados, o presidente deu início a votação e, por maioria dos votos, o Plenário aprovou às indicações do eng. eletricista Marcos Vinicius Santiago Silva, para medalha do mérito; do eng. civil José Augusto da Silva, para inscrição no livro do mérito; e da Construtora São Benedito, para menção honrosa.

Eng. eletricista Marcos Vinicius Santiago Silva, indicado à medalha do mérito aprovado pelo Plenário

A cerimônia de entrega das honrarias será realizada durante a 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (79ª SOEA), que acontecerá de 7 a 10 de outubro de 2024, em Salvador/BA.

Texto: Assessora de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Rennan Kawahara.