Mato Grosso é o 4º estado com a maior taxa de mortes por choque elétrico

31 de agosto de 2021, às 11h45 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia
Walter Aguiar Martins Júnior-  Engenheiro Eletricista- Diretor Geral da Abracopel-MT  e Conselheiro Suplente do Crea-MT.

O estado de Mato Grosso vem registrando aumento significativo no número de acidentes elétricos fatais, enquanto o balanço nacional registrou uma queda conforme os dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica (2019, 2020) da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade.

Em termos absolutos, o estado registrou o número infeliz de 25 mortes por acidentes de origem elétrica no ano de 2019 e 30 mortes no ano de 2020, enquanto o total de mortes no país reduziu sensivelmente de um ano para o outro, conforme a Figura 1.

O estado, que ocupou a posição de 5º lugar no ranking da taxa de mortalidade por acidentes com choque elétrico no Brasil em 2019, subiu uma posição no ranking e foi para a 4ª posição, saindo de 0,717 mortes por 100 mil habitantes para 0,851, conforme ilustra a Figura 2. Para o mesmo período apurado, verificou-se a redução da média nacional. Os fatores não ficaram claros, mas acredita-se que com a pandemia, os choques em locais de trabalhos reduziram e os choques domésticos de mantiveram constante.

Os acidentes com choque elétrico provocam, anualmente, muitas mortes. Os motivos têm que ver, basicamente, com a negligência dos envolvidos. Na maioria dos casos, a fatalidade poderia ser evitada a partir da combinação do uso correto do Dispositivo Diferencial Residual (DR) adequado e de um sistema de aterramento elétrico. Ou seja, em outras palavras, uma instalação elétrica adequada é vetor fundamental para a redução dos acidentes de origem elétrica.

Danilo Ferreira de Souza- engenheiro eletricista e de Segurança do Trabalho e Prof. do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMT

A maioria dos acidentes de origem elétrica ocorrem por não serem respeitadas as prescrições obrigatórias das normas – “Norma Regulamentadora n.º 10 e ABNT NBR 5410”.

Para elucidar as causas de cada acidente, é necessária análise de profissional perito na área. Entretanto, a partir da observação da maioria dos casos, constata-se que a ausência de alguns elementos centrais, são os responsáveis para grande maioria dos acidentes. Estão citados abaixo algumas perguntas, que se respondidas positivamente, as possibilidades de acidentes de origem elétrica se reduziriam de forma significativa:

 

A residência possui sistema de aterramento elétrico?

 

A residência possui Dispositivo Diferencial Residual (DR) devidamente instalado?

 

  1. a) Os pontos de tomada da instalação possuem o condutor de Proteção Elétrica? (Condutor verde ou verde/amarelo a ser conectado no pino do meio dos plugues);

 

  1. b) O plugue de tomada do equipamento eletroeletrônico em uso possui o pino do meio?

Uma residência segura responde SIM para todas as questões. Uma única resposta negativa indica risco à segurança dos usuários desta instalação, haja vista que este conjunto, instalado em conformidade com as normas de instalações elétricas, asseguram o desligamento do circuito elétrico de forma instantânea, no momento que há uma fuga de corrente elétrica (como o choque), evitando que o acidente provoque danos ao indivíduo, podendo provocar a morte.

Muitos usuários, até mesmo orientados por [maus] profissionais eletricistas, não constroem a instalação elétrica de forma segura, a fim de reduzir os custos da obra. Mas uma pergunta se faz necessária: qual o preço de uma vida?

Walter Aguiar Martins Júnior-  Engenheiro Eletricista- Diretor Geral da Abracopel-MT  e Conselheiro Suplente do Crea-MT.

 Danilo Ferreira de Souza- engenheiro eletricista e de Segurança do Trabalho e Prof. do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMT.