Inadimplência do comércio cai 30%

26 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Confirmando a tendência de baixa das taxas de juros e estabilidade do cenário econômico este ano, a inadimplência entre as empresas de Mato Grosso registra queda de 30,14% entre janeiro e maio, em comparação com igual período do ano passado. Os números foram divulgados ontem pelo Departamento de Pesquisas Econômicas da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio) e revelam que os empresários têm conseguido honrar seus compromissos junto aos credores e funcionam como um indicador sobre a saúde financeira dos pontos comerciais.

A pesquisa revela que o número de títulos protestados este ano chega a 17,09 mil. No mês de maio houve redução de 33,67% na taxa de inadimplência em relação a igual mês de 2006.

Apesar da queda da inadimplência nesses dois comparativos, o mês de maio – com 3,65 mil títulos protestados -, apresenta uma evolução de 15,90% em relação a abril, quando foram registradas mais de 3,15 mil ocorrências. O mês de fevereiro é considerado pela entidade o de melhor desempenho para o segmento empresarial. Foram apenas 2,51 mil protestos, o menor no acompanhamento mês a mês.

Na avaliação do presidente do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), o resultado é “bom para o setor” e reflete a retomada do crescimento econômico. Segundo ele, outro indicador positivo é de que datas importantes para o comércio, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, apontaram elevação de 7% e 6% nas vendas, respectivamente.

VENDAS – Nadaf lembra que com os índices acumulados de títulos protestados mais baixo este ano, em relação a 2006, o mercado mato-grossense mostra-se mais sólido. “Há sinais positivos de crescimento para o segundo semestre deste ano, sinalizando níveis elevados de vendas e bons resultados para o comércio”, avalia.

Segundo ele, após dois anos de sucessivas quedas o comércio deverá fechar o ano no azul. “Tivemos queda de 8,63% em 2005 e de 10,31% em 2006. Este ano, até o mês de maio, estamos com crescimento de 8,5% em relação a igual período do ano anterior. E a nossa projeção é de que as vendas tenham incremento de até 15% no ano caso o atual cenário econômico seja mantido”, prevê.

Fonte:Diário de Cuiabá