Exército se junta a brigadistas para combater fogo em Chapada

10 de setembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

fogo avança dentro e fora do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Já são mais de 18 mil hectares queimados na região. O trabalho de combate é feito por terra e pelo ar, mas o tempo seco favorece a propagação das chamas. Hoje um grupo de exército deve reforçar o grupo, de 170 brigadistas, para reforçar o combate a este incêndio que já dura 10 dias.

O trânsito foi interrompido na Rodovia Emanuel Pinheiro para um abastecimento de urgência do helicóptero da polícia, a medida foi tomada para ganhar tempo. Três aeronaves estão sendo utilizadas para levar água aos pontos mais críticos de Chapada dos Guimarães. Perplexa a população assiste tudo a distância. De acordo com o motorista, José Mota, esse é um investimento muito grande que deveria ser evitado. Lembra o consciente cidadão que as pessoas deveriam ter cuidado com qualquer tipo de queimada que faz, inclusive em casa, lembra José.

Por terra os bombeiros traçam estratégias de combate, dividido em equipes o grupo executa o plano de ação. Uma das maiores dificuldades é chegar aos focos de incêndio, as equipes andam em média de duas a três horas, abrindo caminho no meio do cerrado. Um caminho cheio de desafios onde qualquer vacilo pode ser faltal, precisa fôlego para atravessar rios e enfrentar um relevo cheio de surpresas. Segundo o sargento do Corpo de Bombeiros, Luiz Carlos dos Santos, o tempo afastou os bichos peçonhentos como as cobras.

Nas frentes de combate, muita agilizade e cautela para superar os riscos de acidente e intoxicação por conta da fumaça. E para que todo esse trabalho não caia por terra a Defesa Civil aconselha a população que tem propriedades no local, que façam sua limpeza sem a utilização de fogo. O Major Abadio Cunha lembra também aos turistas que o cuidado com as bitucas de cigarros ou qualquer material que possa originar fogo.

Fonte:TVCA