Evento na Praça Alencastro comemora 41 anos do Crea em Mato Grosso

17 de dezembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) está festejando neste mês de dezembro 41 de implantação. A data será lembrada com muito trabalho nesta segunda-feira (17), na Praça Alencastro, em Cuiabá. Colaboradores do órgão e conselheiros vão esclarecer à população os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho.

A valorização e fiscalização profissional, a importância de se contratar um profissional responsável, Anotação de Responsabilidade Técnica, e a Fiscalização Preventiva e Integrada serão alguns dos assuntos a serem esclarecidos.

“O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Mato Grosso é uma autarquia federal de fiscalização do exercício das profissões de Engenheiros, Arquitetos, Engenheiros Agrônomos, Geólogos, Geógrafos, Meteorologistas, Tecnólogos e Técnicos de 2º Grau das modalidades mencionadas. O Conselho defende a sociedade no que diz respeito à qualidade, ética e, principalmente, coibindo a prática do exercício ilegal dessas profissões”, explicou o presidente do órgão, o Engenheiro Civil, Tarciso Bassan.

Bassan destaca que os profissionais que passarem pelo local entre 8h e 17h – horário do evento – serão lembrados que o prazo para o recadastramento da nova carteira de identidade nacional dos Conselhos Federal e Regionais das áreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Sistema Confea/Crea) está encerrando. A partir de janeiro de 2008, o número e a carteira antigos perderão o valor e não poderão mais serem utilizados.

“O intuito é manter um cadastro nacional atualizado, padronizado e unificado, o que trará diversos benefícios para profissionais e sociedade, tais como: facilitar o procedimento de concessão de vistos, certidão de registro, além de emitir uma nova carteira profissional mais segura e padronizada nacionalmente”, lembrou.

Além de obrigatória e com validade para atuação em todo país, a nova carteira de identidade profissional é confeccionada eletronicamente e é a prova de falsificação.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT