Entidades rebatem críticas contra Bassan

13 de julho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Pelo menos 14 entidades de classe encaminharam na tarde dessa quinta-feira (12.07), cartas de repudio às críticas que o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), Tarciso Bassan, vêem sofrendo. Além de apoio, os documentos assinados pelos presidentes das entidades retratam “consternação e repúdio em face da Associação dos Engenheiros, Arquitetos de Várzea Grande (AEVAG)…” e ao conteúdo de matérias jornalísticas onde os textos deixam claro “que a entidade AEVAG, na pessoa de seu presidente, Aguinaldo Gentil, acusa Bassan de traidor por não ter favorecido a referida entidade em convênios”, diz o documento.

As entidades também deixam claro a função e objetivos do CREA-MT e de sua Diretoria e Conselheiros, “que representam instituições de ensino superior e médio, entidades de classe, mais de 12 mil profissionais e não somente a uma entidade. Portando entendemos que a administração do CREA-MT deve ser voltada para o exercício e o papel institucional de primeira e segunda instância, verificando, orientando e fiscalizando o exercício profissional com a missão de defender a todos que compõem o Sistema Confea/Crea”, finalizam.

Confira a Carta de Repúdio na íntegra:

Carta de Repúdio

Vimos a público declarar irrestrito apoio ao trabalho desenvolvido pelo Engenheiro Civil Tarciso Bassan, frente à Presidência do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT).

Também declaramos nossa consternação e repúdio em face da Associação dos Engenheiros, Arquitetos de Várzea Grande (AEVAG) e ao conteúdo da matéria “Bassan é criticado pela própria categoria”, publicada pelo Jornal Correio Várzea-Grandense, Edição 2.171, que chegou às bancas dia 19 de junho de 2007. O referido texto deixa claro que a entidade AEVAG, na pessoa de seu presidente, Aguinaldo Gentil, acusa Bassan de traidor por não ter favorecido a referida entidade em convênios.

Através desta carta, lembramos à AEVAG de que o CREA-MT é uma autarquia composta por Diretoria e Conselheiros, que representam instituições de ensino superior e médio, entidades de classe, mais de 12 mil profissionais e não somente a uma entidade. Portando entendemos que a administração do CREA-MT deve ser voltada para o exercício e o papel institucional de primeira e segunda instância, verificando, orientando e fiscalizando o exercício profissional com a missão de defender a todos que compõem o Sistema Confea/Crea.

Cuiabá, 10 de julho de 2007.

IAB-MT – Instituto dos Arquitetos do Brasil – Mato Grosso
AEASA – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sapezal