Distribuidoras reivindicam uma compensação por falta de gás

26 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

As distribuidoras de gás canalizado querem que a nova lei do gás, que será votada na semana que vem, crie compensações para os consumidores prejudicados em caso de falta do combustível. Segundo o presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), João Carlos de Luca, uma proposta nesse sentido será enviada ao Congresso até a quinta-feira, quando termina o prazo para emendas ao projeto. O relator do projeto, deputado João Maia (PR-RN), porém, é contra a idéia.

“Eles vão sugerir uma proposta e vou estudar”, desconversou Maia após participar de debate sobre o tema no Rio. A proposta do IBP é motivada pelo risco de suspensão no fornecimento de gás a grandes consumidores em caso de crise energética, quando o gás teria de ser desviado para as térmicas. “Nos preocupa a questão da quebra de contrato”.

O governo trabalha na elaboração de um plano de contingência caso não haja gás para todos os consumidores. O temor é reforçado diante da crise que vive a Argentina, onde o parque industrial foi prejudicado para que não falte combustível para calefação.

“Propomos que, em caso de desvio do gás para térmicas o prejuízo seja rateado entre os consumidores de eletricidade”, adianta o presidente da BG do Brasil, Luiz Costamillan, empresa que controla a distribuidora Comgás.

O argumento, no entanto, não sensibilizou Maia. “Os consumidores residenciais de energia não tiveram nenhuma responsabilidade no racionamento, mas tiveram que pagar do mesmo jeito, reduzindo o consumo”. Na sua opinião, criar compensações para as indústrias seria “o mesmo que pagar pela vela do consumidor residencial quando falta luz”.

Fonte:Rio de Janeiro/AE