Diretores administrativo e financeiro da Mútua Regional participam do dia de integração Centro-Oeste, Sul e Sudeste em Brasília

19 de fevereiro de 2021, às 11h17 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Compartilhar esta notícia
Diretora administrativa, Eng. sanitarista Suzan Lannes e diretor  financeiro, Eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho da Mútua-MT

A diretora administrativa, Eng. sanitarista Suzan Lannes e o  diretor  financeiro, Eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea de Mato Grosso (Mútua-MT), participaram essa semana do treinamento de integração na Sede da Mútua, em Brasília.

No encontro teve as apresentações das áreas: Administrativa, Jurídica, Financeira, Cobrança, Comunicação, Tecnologia da Informação e, ainda, da Superintendência. Diretores também participaram virtualmente do encontro, que foi transmitido via plataforma online.

Compreendendo os setores de Patrimônio, Compras e Licitação, Almoxarifado, Gestão de Pessoas, Gestão Documental e Engenharia, a Gerência Administrativa da Mútua, durante a apresentação aos diretores regionais, contou com a participação de colaboradores de todas essas áreas e teve a explanação inicial conduzida pelo gerente Silvio Roberto Ramos. Ele fez um apanhado das tarefas que ficam a cargo do Administrativo, pontuando a importância dos procedimentos internos para o bom desempenho da Instituição.

A diretora administrativa, Eng. sanitarista Suzan Lannes da Mútua-MT

Os colaboradores Renê Alencar (Comissão Permanente de Licitações) e Carla Carvalho (Gestão Documental) detalharam as atividades dos setores, enfatizando as rotinas pertinentes às Regionais. Alencar explicou que a parte de compras e licitações é bastante dinâmica, com a emissão constante de jurisprudências e alterações da legislação, o que exige atualizações regulares. A Gestão Documental da Mútua é praticamente toda virtual e segue um processo, sempre com novas tecnologias, como ferramentas atualizadas de assinatura eletrônica para todos os documentos.

O gerente jurídico da Mútua, Ricardo de Paula, também procedeu apresentação bastante ampla, versando sobre diversos assuntos, como a contratação de escritórios de advocacia para as demandas jurídicas regionais de cobrança e as adequações da Mútua frente ao Acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU).

Finalizando a programação da manhã, a Gerência Financeira tratou do percentual da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) destinado à Mútua – Sede e Regionais -, a política de investimentos da Instituição e questões relativas à Contabilidade.

Diretor  financeiro, Eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho da Mútua-MT

O turno da tarde foi aberto pelo gestor Jary de Carvalho e Castro, da Gerência de Cobrança. Com a participação dos técnicos Daniel Fontinele da Silva, Edinéia Oliveira e Gláucia Montijo, foi apresentado um histórico do Setor, criado em 2016, rememoradas as Semanas de Conciliação – atividades de negociação com os associados -, realizadas nos estados em 2017 e 2018, e as alterações ocorridas nas normas que regem os procedimentos de inadimplência, negociação e cobrança – todas, ações objetivando a redução da inadimplência, que passou de 31,28% (2016) para 2,90% (dez/2020). Outras iniciativas também destacadas foram as renegociações e reescalonamentos realizados em 2020, em função da pandemia.

O assessor de Governança, Lúcio Aparecido dos Anjos, ficou responsável pela palestra da Superintendência, que abordou temas como o Planejamento Estratégico da Mútua (Sede e Regionais) e o Selo de Qualidade garantido pela Certificação ISO 9001:2015. Em novembro de 2020, foi confirmado, mais uma vez, que a Instituição mantém a Certificação. Desta vez, o processo que validou o sistema da Mútua, a partir dos mais altos padrões internacionais de qualidade e gestão, foi realizado na Sede e nas Regionais do Paraná, Ceará, Tocantins, Sergipe e Goiás.

Juntamente com a superintendente Vivianny Azevedo, o técnico Geovani Coubeli Resende explicou aos diretores o funcionamento e os novos padrões do Sistema de Diárias e Passagens da Mútua.

As ações de comunicação e divulgação institucional foram explanadas pela gerente de Comunicação e Marketing, Margareth Vicente. Ela informou, apresentando o balanço de atividades de 2020, que a equipe atendeu 316 demandas de publicidade e jornalismo e acompanhou 181 processos, das três Regiões, de eventos da área tecnológica (solicitações concluídas via sistema Divulga Mútua – parceria com entidades do Sistema Confea/Crea e Mútua).

As atividades envolveram, também, campanhas institucionais sobre temas como anuidade, associação, TecnoPrev, combate e prevenção à Covid-19, Benefícios Covid-19, outubro Rosa e Novembro Azul, entre outras. Uma menção especial foi dada à participação da Mútua nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

Coube à coordenadora de eventos Rosiete Monteiro e ao controlador José Roberto Piffer apresentar o sistema Divulga Mútua e a prestação de contas das atividades.  O Divulga Mútua envolve solicitações de parceria para divulgar a Instituição em eventos com Creas e entidades de classe registradas no Sistema Confea/Crea e Mútua.

O evento foi encerrado com a apresentação do gerente de Tecnologia da Informação, Arnaldo Lessa Sanches. Responsável pela gestão de 14 contratos, a equipe de TI administra os sistemas de informática, VOIP e 0800 da Mútua.  Na oportunidade, foi destacada a modernização dos sistemas e a aquisição de novos equipamentos para dar mais eficiência à Instituição. Ações como a assinatura digital – que dispensa o reconhecimento de firma em cartório – reduziram o tempo para aprovar e conceder benefícios.

A Mútua seguiu rigorosamente todos os protocolos e a legislação pertinente do Governo do Distrito Federal (GDF) com relação aos cuidados e prevenção do Coronavírus. Todos os diretores realizaram previamente exames de Covid em seus estados e, à entrada do evento, receberam máscaras e álcool em gel. Foram instruídos a manter o distanciamento e evitar aglomerações.

Ao longo de toda a reunião, esteve presente um brigadista para atendimento imediato, caso necessário. Ao final do evento, o auditório e os espaços comuns do prédio da Mútua passaram por sanitização.

 

Fonte e fotos: Gecom Mútua