Crea-MT realiza treinamento com agentes fiscais da Prefeitura de Nova Olímpia

11 de agosto de 2022, às 15h57 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) de Tangará da Serra realizou, na segunda-feira (08.08), treinamento com os agentes fiscais recém-empossados pela Prefeitura de Nova Olímpia. A capacitação se deu a partir de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre os dois órgãos.

“É também de responsabilidade do Crea-MT colocar à disposição do município informações sobre constatação da fiscalização realizada nele, relativas às atividades de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, exercidas por pessoas físicas ou jurídicas. O Termo de Cooperação Técnica determina ainda orientar sobre a legislação relacionada ao Sistema Confea/Crea, como resoluções e decisões plenárias”, destacou o presidente do Conselho, eng. civil Juares Samaniego.

Durante o encontro, conduzido pelo fiscal de Tangará da Serra, Alisson Sartori Santos, foram abordadas as diversas etapas da fiscalização, a começar pela legislação e resoluções do Sistema Confea/Crea, como a lei nº 11.888/2008, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. Também foi enfatizada a abordagem correta dos agentes, bem como a importância da identificação desses profissionais e da utilização de equipamento de proteção individual (EPI).

“Falamos sobre o que deve ser fiscalizado nos empreendimentos, que tipo de informações podem ser levantadas nesses estabelecimentos e passei um mini check list sobre isso. Nós também abordamos o preenchimento de relatórios, os dados que a gente coleta e as informações dos fiscalizados”, explicou Alisson.

O curso foi composto de conteúdos teóricos e práticos. Com isso, após finalizadas as explicações, foi realizada uma visita a duas obras e um posto de combustível para que os agentes fiscais pudessem aplicar os ensinamentos aprendidos e compreender a abrangência da fiscalização.

“O treinamento foi bastante produtivo e acredito que eu pude contribuir bastante. Essa troca de conhecimento é muito importante e temos que buscar nos qualificar sempre com novas formas de fiscalização”, destacou.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)