Crea-MT entrevista 1° vice-presidente em homenagem ás profissionais do Sistema

8 de março de 2023, às 10h27 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Março é o mês da “Mulher” e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) homenageia as profissionais do Sistema, através de entrevista da 1° vice-presidente do Crea-MT, eng.  Agrônoma Lys Sueli Barco Hernandes de Moraes. A profissional da modalidade agronômica é graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em 1996, além de formada em Direito pela Universidade de Cuiabá (UNIC) em 2005. Já atuou em órgãos públicos como extensionista rural na Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), como profissional liberal e na iniciativa privada em viveiro de reposição florestal. Atualmente é supervisora técnica em uma empresa do segmento de agropecuária.

Gemar- O que faz um engenheiro agrônomo?

Lys Sueli – O engenheiro agrônomo é um profissional que participa ativamente de todas as etapas de produção e comercialização de alimentos, desde o plantio até o armazenamento e distribuição. É de sua competência planejar, auxiliar e executar serviços ligados à preparação do solo, plantio, adubação, conservação do solo, controle de pragas, doenças e colheita. Vários outros serviços ligados à produção agropecuária também são desenvolvidos pelo engenheiro agrônomo que possui papel fundamental na implantação de técnicas que garantam maior lucratividade ao produtor, com aumento da produtividade e qualidade, mas que permitam também o desenvolvimento sustentável e a conservação do meio ambiente.

Gemar- Engenheiros agrônomos são necessariamente agricultores?

Lys Sueli – Não. O engenheiro agrônomo necessariamente não precisa ser agricultor, ele pode estar presente em diversas áreas, atuando tanto no campo como na cidade.

Gemar- O que um engenheiro agrônomo sente pelo solo?

Lys Sueli – O solo é uma das principais ferramentas que temos para colher os frutos do nosso trabalho.

Gemar- Qual a importância de cada semente?

Lys Sueli – É dela que vem a origem de tudo na agricultura e tambem os cultivos que alimentam e abastecem a populações.

Gemar- Por que o cuidado com o solo é essencial?

Lys Sueli – O solo é um dos recursos fundamentais para a agricultura e para o desenvolvimento de diversos ecossistemas.

Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)/  Fotos: Igor Bastos