Conselheiros do Crea-MT visitam estações de tratamento de água e esgoto da capital

13 de fevereiro de 2019, às 18h08 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

Vinte e cinco Conselheiros Estaduais, assessores técnicos e o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente, participaram na manhã de 12 de fevereiro, de uma visita às instalações de duas estações de tratamento de água (ETAs Central e Ribeirão do Lipa) e uma estação de tratamento de esgoto (ETE Tijucal), de Cuiabá. As três estruturas passaram por obras de melhorias e tiveram a capacidade operacional ampliada e otimizada pela concessionária Águas Cuiabá. Os participantes estiveram, ainda, em vias onde estão sendo instaladas novas redes coletoras de esgoto.

“Nos foi explanado um panorama do saneamento básico da capital mato-grossense, tanto sobre as obras em curso, investimentos já realizados e previstos, inteligência em gestão dos sistemas de água e esgoto e preparação da cidade para o desenvolvimento sustentável. Tivemos dois momentos importantes. O primeiro, quando nossos conselheiros puderam questionar tecnicamente sobre essas obras e investimentos e o segundo foi durante a visita técnica nas instalações de duas estações de tratamento de água e uma estação de tratamento de esgoto. Além de tecer críticas e elogios, surgiram ideias positivas da necessidade de investimentos em pesquisas para soluções ambientais dos resíduos sólidos da ETE em parcerias entre universidades, iniciativa privadas e Entidades de Classe do Sistema Confea/Crea e Mútua”, disse o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente.

De acordo com o diretor da Águas Cuiabá, Luis Fabriani, que é engenheiro civil e tem mestrado em engenharia urbana e ambiental, a concessionária tem adotado medidas importantes em consonância com a Prefeitura Municipal, órgão regulador (Arsec) e o Ministério Público Estadual, que priorizam a eficiência em planejamento e projetos. Dentre tais medidas, destacou a desativação de 52 estações de tratamento cujas estruturas estão obsoletas e não comportam melhorias. “No lugar de 54 ETEs, Cuiabá terá quatro unidades, modernas e adequadamente aparelhadas, o que permitirá um expressivo ganho no controle da qualidade do efluente tratado, colaborando com a despoluição do Rio Coxipó e preservação do rio Cuiabá”, observou o diretor da concessionária durante as visitas. (CONFIRA GALERIA DE FOTOS)

O diretor da Águas Cuiabá também frisou que está entre as metas a serem alcançadas ainda este ano, a elevação do índice de cobertura de esgoto (coleta e tratamento) para 61% e a eliminação da intermitência no regime de abastecimento de água, além da redução do índice de perdas. “Até o momento, a Capital já recebeu 100 quilômetros de novas redes de água e esgoto e ganhará, ainda este ano, uma nova estação de tratamento de água, a ETA Sul, integrante do Sistema Sul de Abastecimento de Água, que é composto por uma unidade de captação instalada no Rio Cuiabá, quatro reservatórios com capacidade total de armazenar 18 milhões de litros, 36 quilômetros de adutoras e uma ETA apta a tratar 750 litros de água por segundo”, detalhou.

OS CONSELHEIROS – “Avalio como bastante positiva a atividade. Inclusive, acho que deveria ocorrer mais vezes pois funciona como uma reciclagem para nós que somos profissionais, além podermos acompanhar o que realmente acontece dentro de Cuiabá em obras de infraestrutura. Os questionamentos também valeram a pena. As possíveis parcerias que foram cogitadas também foram interessantes. Como conselheira, vou contribuir para que elas se concretizem”, declarou a engenheira de segurança do trabalho, Giuvania Maria Soares Lopes.

Já para o engenheiro sanitarista Benildo Valério Farias, as áreas profissionais em que os conselheiros do Crea-MT atuam são de grande importância para a sociedade, “por isso é fundamental que os mesmos participem de eventos públicos e fomentem entre seus pares soluções com foco para melhorar a vida de todos”.

Archimedes Pereira Lima Neto, engenheiro civil e também conselheiro declarou estar bastante satisfeito em ver que Cuiabá, prestes a completar 300 anos, finalmente recebe obras de saneamento básico. “Importante saber que em pouco tempo nossos esgotos não vão mais in natura para os rios Coxipó e Cuiabá. Pudemos ver que os ramais de coleta de esgoto estão sendo feitos paralelamente aos rios e esse é o grande ganho ambiental para nossa cidade. Essa é a função do Crea-MT, estar atento ao que está sendo construído para levarmosà sociedade e podermos discutir e até aperfeiçoar esses trabalhos e serviços”, avaliou.

*Jornalista Rafaela Maximiano/ Fotos Igor Bastos

Equipe de Comunicação do Crea-MT