Completado o cerco tecnológico à erosão urbana

21 de agosto de 2012, às 15h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Os leitores que têm tido a paciência de acompanhar os artigos que tenho produzido sobre o gravíssimo fenômeno da erosão urbana e da erosão associada à implantação de obras civis, vários deles publicados aqui nesse excelente AmbienteBrasil, por certo se aperceberam que as avaliações e propostas neles contidas objetivaram municiar a sociedade e o meio técnico brasileiro de abordagens e instrumentos técnicos necessários e suficientes para um exitoso enfrentamento do problema nos seus mais diversos enfoques preventivos e corretivos.

Assim, o artigo Proposta de minuta de Lei Municipal de coibição da Erosão Urbana sugere texto de lei municipal pela qual a ação pública fiscalizadora e reguladora, assim como iniciativas das próprias comunidades envolvidas que pretendam combater os processos erosivos, ficam instrumentadas por um termo legal de fácil entendimento e aplicação, especificamente voltado para os processos erosivos urbanos.

Com o artigo Loteamentos podem deixar de ser os vilões da erosão urbana é proposto um elenco de princípios e elementos de projeto e execução de empreendimentos habitacionais que, uma vez adotados pelos loteamentos que se multiplicam nas faixas de expansão de nossas cidades, resultarão em uma fantástica redução dos processos erosivos normalmente a eles associados.

Já o artigo Pintura a cal: uma poderosa arma no combate à erosão informa e expõe sobre a tecnologia Cal-Jet, desenvolvida pelo autor, que por reunir atributos como baixo-custo, eficiência, durabilidade, fácil e alto rendimento de aplicação e compatibilidade ambiental, constitui-se em uma eficientíssima arma no controle da erosão sobre taludes de solos expostos por algum tipo de terraplenagem. Para tanto, o autor cuidou inclusive para que o uso geral e pleno da referida técnica por todos os interessados seja totalmente livre de qualquer tipo de pagamento de royalties ou direitos de propriedade, ao mesmo tempo em que disponibiliza seu Manual de Execução através de seu e-mail pessoal.

Outros artigos sobre o tema também foram já publicados, incluindo importantes análises e considerações sobre as diretas relações entre os fenômenos urbanos de erosão e assoreamento de drenagens com os crescentemente graves episódios de enchentes que tantos prejuízos patrimoniais, financeiros, sociais e humanos têm causado às populações de grande número de cidades brasileiras.

Esse conjunto de informações técnicas, e obviamente outros textos técnicos já fecundamente produzidos por outros profissionais que estudam e atuam no tema, municiam integralmente a administração pública e os empreendedores privados para um eficiente controle dos processos erosivos e assoreadores de nossas cidades, o que redundará em fantásticos benefícios sociais e econômicos para toda a sociedade. Resta assim apenas pendente uma questão de vontade e decisão.

Álvaro Rodrigues dos Santos – É geólogo, autor dos livros “Geologia de Engenharia: Conceitos, Método e Prática”, “A Grande Barreira da Serra do Mar” e “Cubatão”; consultor em Geologia de Engenharia e Geotecnia. santosalvaro@uol.com.br