Benefícios da Sudam

10 de janeiro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O senador Antero Paes de Barros (PSDB) destacou a importância dos benefícios para Mato Grosso provenientes da aplicação de recursos oriundos da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Barros contrapôs-se à posição do senador Jonas Pinheiro (PFL), que é contra a inclusão do Estado no rol das regiões asseguradas pela Sudam. Jonas entende que a superintendência irá amarrar o desenvolvimento agrícola no Estado por conta das restrições ambientais. No entanto, Antero fez questão de lembrar que as regras sobre preservação ambiental são ditadas pelo mundo. Portanto, não seriam uma peculiaridade da Sudam.

Para o senador Antero, é possível aliar desenvolvimento no setor agrícola de Mato Grosso às normas impostas pela superintendência. “Não consigo vislumbrar onde é que a Sudam irá prejudicar o Estado. Os impedimentos ambientais ocorrem no mundo todo. É possível trabalhar o desenvolvimento agrícola dentro das diretrizes da Sudam, com certeza”, disse. Na opinião de Antero, a superintendência irá beneficiar a economia de Mato Grosso.

O senador entende ser necessário desenvolver projetos dentro de uma política séria. “O que é preciso é acabar com a roubalheira”, disparou. A Sudam foi extinta em 2001 por suspeitas de corrupção. Na semana passada o Diário Oficial da União publicou leis que recriam a Sudam e ainda a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Mato grosso não faz parte dos estados beneficiados pela Sudene. Contudo, integra a lista dos nove estados contemplados pela superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Jonas tenta no Congresso Nacional retirar Mato Grosso do cenário dos Estados que integram o rol de beneficiados pela Sudam. Em tramitação, o projeto de lei do senador argumenta que o setor da agricultura de Mato Grosso ficará restrito as regras aplicadas pela Sudam. A superintendência faz uma série de exigências para o desenvolvimento de projetos amparados pela Sudam, disse Jonas.

Entre as principais metas, consta que a Sudam deve promover o desenvolvimento includente e sustentável nas respectivas áreas de atuação. Também é missão da superintendência promover a integração da base produtiva regional na economia nacional e internacional. Está previsto também o funcionamento do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) que deverá oportunizar recursos para a realização de investimentos em infra-estrutura. Os recursos oriundos do FDA também deverão contemplar empreendimentos no setor produtivo de Mato Grosso.

Sonia Fiori
Fonte: Diário de Cuiabá