Engenharia Sanitária e Ambiental celebra Jubileu de Rubi

15 de outubro de 2018, às 15h10 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O presidente da Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Mato Grosso (Aesa-MT) Valmir Simão de Lima e o conselheiro do Crea Mato Grosso, engenheiro sanitarista Benildo Valério de Farias representaram o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea), João Pedro Valente  no  dia 11  de outubro,  na solenidade de  comemoração aos 40 anos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com programação que consistiu em confraternização, palestras e apresentações cultural, com o projeto de extensão “UFMT em Cordas”.

O vice-reitor da UFMT, professor Evandro Soares, destacou a importância do curso para o desenvolvimento de Mato Grosso e do Brasil. “Além do aspecto técnico, a formação também contempla a cidadania e o espírito crítico, e este é o diferencial da Universidade. Uma das principais realizações do curso foi a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico para 106 municípios. Portanto, a contribuição do curso vai além da infraestrutura, abrangendo também a esfera social”, salientou.

A diretora da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, professora Margarida Marchetto, reforçou o aspecto interdisciplinar do curso. “Na grade curricular, dialogam diversas áreas como Matemática, Gestão e Recursos Hídricos. Já passaram, ao longo de quatro décadas, cerca de 755 engenheiros sanitaristas e ambientalistas por esta Universidade”, comentou.

O presidente da Aesa-MT Valmir Simão de Lima, narrou as impressões do evento. “Parabenizo a UFMT pela realização deste jubileu, pois promove o encontro de gerações, egressos e estudantes. O campo da Engenharia Sanitária e Ambiental possibilita várias áreas de atuação”, afirmou.

O engenheiro sanitarista Isac Braz da Cunha, egresso e palestrante do evento, lembrou a importância da formação proporcionada pela UFMT. “Concluí o curso em 1984, e estive sempre em atuação, nas áreas de planejamento, docência e consultoria, assim como na parte governamental em Tocantins, onde resido. A minha trajetória profissional é bem-sucedida, alicerçada nos conhecimentos e vivência adquiridos e é sempre uma satisfação ‘retornar à casa'”, pontuou.

A estudante do primeiro semestre, Franciely Simões, expressou o entusiasmo pelo curso. “Ingressar neste momento de celebrações é um fato marcante para minha vivência acadêmica. Sempre tive afinidade com a área e fui muito bem acolhida pelos colegas e professoras”, assinalou.

Participaram da solenidade também, a presidente da Associação Mato-grossense de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Amaest), Susan Lannes, o diretor geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea Mato Grosso (Mútua-MT), Adjane Prado, o chefe de Departamento do curso, professor Tadeu Latorraca, e o presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Sanitária e Ambiental (Caesa), Eduardo Gomes Prudêncio.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT