Evento abordou tecnologias e normas para evitar incêndios

17 de abril de 2012, às 13h16 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

As tecnologias mais recentes de proteção contra incêndio e as novas normas e legislações sobre o assunto foram levadas aos profissionais especializados em segurança do trabalho durante o seminário “Novas tecnologias de proteção contra incêndios: o futuro da tecnologia de proteção hoje”, realizado no último final de semana, 13 e 14 de abril, no auditório da Fiemt, pela Associação Mato-grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Amaest) e parceiros.

Segundo o presidente da Amest, Aubeci Davi dos Reis, a oportunidade foi de reciclagem e atualização. Para o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), o assessor Jesse de Arruda Barros, foi uma oportunidade de mostrar aos profissionais que o Crea-MT também investe na carreira profissional. “O Conselho está sempre de portas abertas para firmamos parcerias como esta”, afirmou Jesse.

As palestras tiveram início com a apresentação do tema Acessibilidade, onde o palestrante, técnico em Edificações e coordenador de Acessibilidade do Crea-MT, Givaldo Dias Campos, definiu os termos: mobilidade, mobilidade reduzida, acessibilidade, e, explanou sobre legislações e prazos legais vigentes. “Os prazos legais para as edificações públicas e coletivas se adequarem às leis, decretos, normas, estatutos e convenção, venceram em junho de 2007 e dezembro de 2008, respectivamente. Resta apenas o prazo para a adequação dos ônibus, que vence em 2014”, ressaltou.

Em seguida, o diretor-adjunto da diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros Militar de MT, tenente-coronel Átila Vanderlei da Silva, explanou sobre a obrigatoriedade da aplicação das normas e sua importância na segurança contra incêndios. “Diante das normas existentes o bombeiro sempre será o motivador e agirá para garantir a vida das pessoas. Já o engenheiro precisa conhecê-las e segui-las para poder implementar bem seu projeto. Em Mato Grosso a maioria dos prédios comerciais e multifamiliares seguem essas normas, prova disso foi a diminuição considerável dos incêndios nos últimos dez anos. Passamos de 100 casos por mês para no máximo de três a dez ocorrências/mês”, destacou o tenente-coronel.

Na sequência, seguiram as palestras de caráter mais técnico onde foram apresentadas as tecnologias existentes de proteção contra incêndios, além de estudo de casos ocorridos em todo o mundo. Foram parceiros do evento a Apeed Safety, o Crea-MT, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea em Mato Grosso (Mútua-MT), o Sistema Fiemt, o Corpo de Bombeiros Militar de MT, Kirchesch Engenharia de Segurança do Trabalho, Engearte, Associação Brasileira de Profisisonais de Segurança, Atizot Engenharia, Excelência Engenharia e Meio Ambiente, Sandra Eudes Engenharia e Consultoria Ambiental, Engecktra, Frederico Mansur Gaiva, Romeo Hideo Hirano e Álvaro Luiz Guerini.

*Rafaela Maximiano
Gecom/Crea-MT