Treinamento do sistema eCREA foi realizado para servidores da prefeitura de Cuiabá e para profissionais na sede do Crea-MT

6 de fevereiro de 2020, às 10h31 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

“Profissionais que tenham interessem em se inscrever no próximo treinamento, dia 12 de fevereiro, acesse o link aqui.

O Corpo técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso, reuniram quarta-feira, 05 de fevereiro, com profissionais da Prefeitura Municipal de Cuiabá e na sede do Regional para apresentarem o sistema eCrea.

“ Desde primeiro de janeiro de 2020, os profissionais habilitados no Crea Mato Grosso têm acesso a um novo sistema corporativo, o eCrea.  Com essa ferramenta, o Crea-MT busca atualização tecnológica e o pleno atendimento dos normativos vigentes no sistema profissional. O sistema permite que os profissionais registrem suas Anotações de Responsabilidade Técnicas (ARTs) de forma ágil e moderna. Uma das principais mudanças é a implantação da TOS, que é a tabela de obras e serviços, editada e implementada pelo Confea”, disse o superintendente operacional do conselho, Giovani Bertol.

A coordenadora da CATE (Coordenadoria de Acervo Técnico), Susana Pacheco, fez algumas simulações do Preenchimento de ART no Sistema eCrea. “ Também mostramos os três tipos de ARTs, bem como o passo a passo do modelo. A primeira ART foi a de cargo e função, que é para o profissional ser responsável técnico por uma empresa. A segunda ART é a de Obras e Serviços, onde o profissional informa a ART, atividade e serviço relativos a prestação de serviços que está sendo executado. A terceira é a ART múltipla mensal, que é referente ao serviço de rotina, além de explicações dos três tipos de ARTs. Também foi explicada a tabela TOS que foi padronizada em todo o país e como funciona sua aplicação na emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica”, detalhou Susana.

O Gerente de Tecnologia da Informação do Crea-MT, Leonardo Silqueira informou sobre os serviços que podem ser realizados de forma online, acessando a página do profissional ou da empresa. Também foi explicado   como os profissionais acessam as ARTs até 2019 e os serviços relacionados a essas Anotações de Responsabilidade Técnicas.

Susana também explicou aos profissionais as formas de preenchimento de ART no eCrea e como eles podem se beneficiar com a utilização deste novo sistema. “Claro que na rotina do dia-a-dia surgirão dúvidas. Mas o Crea-MT preparou um corpo técnico, prontamente para atender e eliminar todas as dúvidas dos profissionais”, explica a coordenadora.

Ainda de acordo com a coordenadora, os profissionais estão vindo para o treinamento mais preparados em certas questões do sistema eCrea. “Fazendo um levantamento de todos os treinamentos já feitos, vejo que os profissionais estão mais preparados para utilização do sistema tanto que as perguntas estão sendo pontuais e objetivas. Ou seja, são poucos ainda com dúvidas de acesso ou do funcionamento do eCrea. Eles estão cada dia mais preparados”, avalia Susana.

Lembrando que desde a primeira semana de 2020 todas as quartas-feiras, das 18h30 às 20h, estão sendo realizados treinamentos, na sede do Crea-MT, até que as dúvidas por parte dos profissionais sejam sanadas.  São disponibilizadas 70 vagas gratuitas toda semana.

 

Texto e Fotos: Igor Bastos/Equipe de Comunicação do Crea-MT