Treinamento de Fiscais e Agentes Administrativos Estaduais têm início na sede do Crea-MT

4 de setembro de 2014, às 18h39 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

Teve início na manhã de quinta-feira, 04 de setembro, o treinamento para fiscais e agentes administrativos estaduais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). Prestigiaram a abertura o presidente em exercício Marcos Vinicius Santiago e Silva, o primeiro vice-presidente Luiz Benedito Lima Neto, a diretora Administrativa Lys Sueli Barco, o chefe de Gabinete Helmut Daltro, a superintendente Operacional Márcia Margareth Caldas, o gerente de Fiscalização, Giovani Marcos Bertol e a gerente de Controle Operacional , Wanuza Maria da Costa Almeida.

 

A diretora Administrativa Lys Sueli Barco foi a primeira a dar as boas vindas aos mais de 50 colaboradores da capital e interior agradecendo a presença, destacando a importância da capacitação e se colocando à disposição para esclarecimentos administrativos.

 

O segundo vice-presidente do Crea-MT, engenheiro civil Luiz Benedito Lima Neto, atualmente responsável pela fiscalização do Conselho elogiou os setores e enfatizou a importância de se evitar erros no dia-a-dia. “Fazemos esse treinamento todos os anos principalmente para evitamos erros. Principalmente na fiscalização não podemos errar, mas sei que todos aqui estão empenhados e nós estamos dispostos a ajudar. Se alguém perguntar a vocês qual é o tamanho do Crea, vocês irão responder que é do tamanho de vocês colaboradores”, disse Luiz em palavras de incentivo.

 

Com a proposta de se apresentar aos colaboradores das inspetorias, o presidente em exercício Marcos Vinícius Santiago e Silva, pediu empenho durante o treinamento que integra o Prodesu e anunciou a entrega de tablets para implementar a fiscalização. “Durante este treinamento aproveitaremos para entregar aos fiscais uma ferramenta que vai ajudar no trabalho de quem atua na fiscalização, percorrendo quilômetros por este Estado e verificando empresas públicas e privadas, obras e reformas, receituários agrícolas e os mais diversos serviços técnicos. Quanto aos atendentes administrativos é preciso que estejam muito bem preparados para receber o público e saber de uma vasta legislação e procedimentos. Buscamos a excelência em nossos serviços”, declarou.

 

O evento prossegue durante toda a tarde desta quinta-feira (04/09) e nesta sexta-feira, 05 de setembro.

 

Fiscalização – Exige dos profissionais a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que forma o acervo de cada profissional e garante à sociedade a certeza de que aquele, que executa o serviço, está legalizado.

 

Fiscalizando o exercício profissional, o Crea-MT oferece, acima de tudo, proteção tanto ao garantir o mercado de trabalho, como ao assegurar ao cidadão que os serviços, por ele contratados, possuam um responsável técnico. O objetivo da fiscalização do Crea-MT é verificar se as obras e serviços técnicos de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia estão sendo conduzidas tecnicamente por profissionais e empresas legalmente habilitadas junto ao Conselho. Ao responsável técnico cabe exercer a sua profissão em observância aos princípios éticos, tecnológicos e ambientais compatíveis com as necessidades da sociedade.

 

Como identificar um agente fiscal do Crea-MT- Todo Agente Fiscal do Crea-MT possui Carteira de Identidade Funcional contendo nome, foto, RG, CPF e cargo. No verso da carteira está presente uma tarja com a palavra “fiscalização” e sobre sua foto uma marca d'água com a palavra Crea-MT. O Agente Fiscal, nos seus procedimentos de fiscalização, deve identificar-se mostrando sua carteira de identidade funcional.