Tese de Coordenador do IPOG é premiada pela Secretaria da Presidência da República
28 de agosto de 2013, às 16h57 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Em seus estudos, o engenheiro civil apresenta as propriedades do concreto utilizado em grandes obras de infraestrutura a fim de garantir a maior racionalização dos insumos e ainda aumentar a produtividade da mão de obra. O panorama atual brasileiro apresenta forte apelo pela eficiência industrial e melhoria da cadeia produtiva da construção civil. A tese de Sérgio Botassi contribui para incentivar e agregar novos conhecimentos sobre o uso otimizado do concreto, tendo em vista garantir a maior qualidade construtiva aliada à minimização de insumos.
A pesquisa contou com patrocínio da Aneel e participação de dezenas de técnicos dos Laboratórios de Furnas. Foram utilizados equipamentos de última geração para o monitoramento de deformações por meio de fibra ótica e realização de mais de 240 ensaios laboratoriais.
O estudo já conta com mais de 10 artigos nacionais publicados em congressos e revistas nacionais e ainda aceitação para publicação em uma das maiores revistas internacionais de engenharia: a Materials Journal da American Concrete Institute. Além disso, as informações geradas também estão sendo utilizadas pela Central Elétrica de Furnas na construção de suas obras e tomadas de referência para futuras pesquisas, demonstrando a continuidade e a importância dos estudos.
Sobre o pesquisador:
O professor Sérgio Botassi dos Santos é co-coordenador do MBA Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção do IPOG, juntamente com o professor Flávio Sohler.
Veja na Palavra do Profissional o artigo do professor Sérgio sobre como evitar Fissuração do Concreto devido às Tensões de Origem Térmica.