Tecnologias e conceitos foram temas de palestras durante encontro de eletricistas
13 de setembro de 2012, às 10h02 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Profissionais e estudantes lotaram o auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), em Cuiabá, nos dias 12 e 13 de setembro, durante o "Encontro Regional de Eletricistas", que segue até o fim da tarde com apresentações de tecnologias aos profissionais da área.
O engenheiro eletricista Montenegro Escobal, membro da Associação Mato-grossense de Engenheiros Eletricistas (Amee) deu as boas-vindas aos participantes do evento, em nome dos dirigentes da Associação, que apoia o evento, junto com o Crea-MT. A realização é da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).
Edson Martinho, engenheiro eletricista e um dos fundadores da Abracopel apresentou a Associação aos profissionais e disse que o principal objetivo é "levar informação a toda população sobre como evitar acidentes que tem a energia elétrica como principal causa. Muitos acidentes fatais são ocasionados pela eletricidade".
Na parte da manhã, os participantes conheceram a rede social "SOS Aqui", onde os profissionais podem se cadastrar e inserir informações como certificados de capacitação, cursos, telefone e e-mail para contato, já que a rede pode ser utilizada como um catálogo profissional. "Com a rede é possível ver o históricos dos profissionais e os clientes pode avaliar o serviço prestado pelo profissional, que contribui com a classificação e o ranking dos melhores eletricistas", explica Martinho.
Martinho apresentou ainda um interruptor que utiliza tecnologia de comunicação sem fio, com design arrojado e opções para conexão multímidia, entre elas, VGA.
À tarde, os profissionais conhecerão alternativas de produtos e tecnologias na aplicação de protetores de surto nas instalações elétricas, sistema de isolamento de cabos BT/MT – 3M e meditação de aterramento (Terrômetro). Também serão apresentadas duas palestras sobre certificação das instalações elétricas e conceitos de aterramento.