Tarciso Bassan participa de audiência pública sobre a Copa de 2014, em Brasília

29 de março de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan, participou nesta terça-feira, 29 de março, da primeira audiência pública sobre a Copa do Mundo de 2014, na capital federal. O evento teve o objetivo de apresentar e discutir o planejamento, organização e implementação dos empreendimentos para a Copa de 2014, propor o legado pós-Copa e mobilizar a sociedade para o trabalho voluntário.

“Todas as doze capitais que sediarão jogos da Copa do Mundo em 2014 realizarão através dos Creas e do Confea uma audiência pública como essa para contribuir principalmente com o legado que será deixado a nossa sociedade. Vale ressaltar que estiveram presentes nomes importantíssimos nesse processo de discussão e que deixaram com certeza experiências e opiniões de muita valia”, disse Bassan.

Uma orientação do Ministro do Esporte, Orlando Silva, foi a realização a cada três meses de um balanço público do andamento das obras. “Isso para que possamos verificar o ritmo dos projetos. E será importante também a participação do Sistema Confea/Crea com o incentivo da qualificação profissional”, incentivou.

O vice-governador de Brasília, Tadeu Filippelli, o senador Marcelo Crivella, e, o deputado federal Izalci Lucas, destacaram a necessidade de transparência, a realização das eleições para presidente da república em 2014 e que o Congresso está discutindo a flexibilização das licitações para Copa. “A programação está de parabéns principalmente ao convidarem um representante da África do Sul para não repetirmos os mesmos erros”, declarou Izalci Lucas.

Para o anfitrião do evento, presidente do Crea-DF, Francisco Machado, 70% das obras da Copa são responsabilidade das empresas do setor da engenharia e as mesas devem estar pautadas pela sustentabilidade e pela melhoria da qualidade de vida da população.

“Sugerimos a participação da sociedade civil no Comitê Organizador Local. O público deve estar consciente de que o engajamento e a participação da sociedade é que darão êxito sustentável ao evento”, defendeu Machado.

Também participaram do evento o diretor de Planejamento do Ministério do Turismo, José Augusto Falcão; o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) região centro-oeste, Weber Magalhães; o chefe de gabinete do Confea, Silvio Ramos; e os presidentes dos Regionais ,Jari de Castro (MS), Gerson Taguatinga (GO) e José Tadeu (SP).

PROGRAMAÇÃO – A audiência pública contou com cinco painéis. O primeiro contou com a presença do gerente executivo de Políticas Públicas do instituto Ethos de Empresas de Responsabilidade Social, Cairo Magri. O segundo e terceiro tratou da infraestrutura e do estádio nacional de Brasília com a presença do secretário de Transportes do DF, José Walter, e Jonas Lopes, superintendente de Estudos e Projetos de Engenharia da Infraero.

No período da tarde o quarto painel tratou de legado e voluntariado com a presença de representantes das embaixadas da África do Sul e Britânica, além do diretor do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, professor Neio Campos. Ao final, a diretora da Auditoria da Área de Produção e Tecnologia da Controladoria Geral da União, Lucimar Cevallos Mijan, encerrou a audiência falando sobre controle e fiscalização.

*Rafaela Maximiano
Gecom/Crea-MT
Com Assessoria Crea-DF