Sociedade denuncia irregularidades em obras e serviços
7 de julho de 2014, às 12h03 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Duramente os últimos anos a população mato-grossense sofreu transtornos com a construção das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. Devido a esses problemas o cidadão ficou atento às inconformidades e irregularidade e passou a agir como cidadão fiscalizador, avaliando o que acontece nas obras no entorno de suas residências e trabalho.
Em Mato Grosso as reclamações da população na Ouvidoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), aumentou gradativamente nos últimos meses, “o cidadão passou a participar mais efetivamente dessas obras e a se preocupar mais. Após entender o que é o Crea, o cidadão encontrando algum erro ou algo diferente nas obras ele liga para nossos canais de relacionamento explicando o que viu e nós os orientamos quanto às providencias que deverão ser tomadas”, explica o ouvidor do Crea-MT, Jesse de Arruda Barros.
"Além de apontamentos de irregularidades nas obras da Copa, o cidadão também passou a fazer denúncias de irregularidades de obras residenciais, como em condomínios fechados, casas geminadas. Muitos síndicos de condomios e prédios residências ligam solicitando orientações”, esclarece o ouvidor.
De acordo com o setor de fiscalização do Crea-MT somente neste primeiro semestre do ano de 2014, essas denúncias resultaram em 227 diligências na Capital. Devido a isso o número de autuações realizadas pela autarquia também cresceu. De janeiro a junho, já foram elaboradas mais de 2,3 mil autos de infração, sendo que deste número 31% teve como fato gerador o exercício ilegal da profissão, 27% a falta de ART e 9% a falta de responsáveis técnicos nas empresas. "Para atender a essas denúncias e o aumento da demanda por obras e serviços, o Crea-MT também se preparou equipando os seus agentes fiscais com tecnologia e novos veículos que os auxiliarão e tornarão o trabalho mais eficiente e ágil", salientou o presidente do Crea-MT, Juares Samaniego.
As pessoas que tiverem sugestões, reclamações e quiserem efetuar denúncias quanto a obras e serviços realizados de forma irregular podem entrar em contato pelo site do Crea no link ouvidoria ou pelo telefones (65) 3315-3030 (capital) e 0800-647-3033 (demais cidades do estado de MT).