Seis ministros participam do 5º Encontro de Lideranças promovido pelo Confea
8 de fevereiro de 2010, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Todo ano as organizações que integram o Sistema Confea/Crea e Mútua – sindicatos, associações, entidades de classe e de ensino – se reúnem para debater questões fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e que afetam diretamente o trabalho dos cerca de 800 mil profissionais em todo o país. A 5ª edição do Encontro de Lideranças, promovido pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), será realizado de 22 a 26 de fevereiro, e contará com mesas de debates e palestras. Entre as autoridades que já confirmaram presenças estão: os ministros da Educação, Fernando Haddad, do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres de Britto, do Meio Ambiente, Carlos Minc, do Esporte, Orlando Silva, Samuel Pinheiro Guimarães, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, e Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União (CGU).
O ministro da Educação, Fernando Haddad, participará da mesa “Trajetória e Estado da Arte da Formação em Engenharia, Arquitetura e Agronomia”, no dia 22, às 10 horas.
Num ano em que acontecerão as eleições gerais para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres de Britto, foi convidado para falar sobre “Ética, Política e Desenvolvimento”, no dia 22, às 11 horas. Nesse mesmo dia, será apresentada a palestra “Combate à corrupção na área de engenharia” – movimento liderado pela Federação Mundial de Organizações de Engenharia (WFEO/FMOI) e que conta com o apoio do Confea. O lançamento oficial da campanha acontecerá após a palestra, às 15h30min, com a apresentação de manifesto.
“Nossa ideia é discutir como identificar e prevenir a corrupção, tanto no setor público quanto privado. Queremos treinar pessoas capazes de criar uma nova cultura anticorrupção. Essa é a nossa principal atividade”, afirmou Kamel Ayadi, ex-presidente da FMOI e um dos iniciadores do movimento. De acordo com ele, segundo a “Transparência Internacional” (TI) – instituição responsável pela divulgação do Índice de Percepção da Corrupção e do Índice de Pagadores de Suborno -, cerca de U$ 5 trilhões são perdidos no mundo por causa da corrupção na área da engenharia, o que corresponde a 10% dos projetos de infraestrutura.
O “Plano Brasil 2022” também entra na pauta das discussões, das 16h às 18h30min, com palestra do ministro Samuel Pinheiro Guimarães, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
No dia 23, será a vez do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, apresentar as metas para a redução da emissão de gases de efeito estufa – compromisso assumido pelo Brasil durante a 15ª Conferência das Partes da ONU (COP-5) realizada, em dezembro de 2009, na Dinamarca.
E dando continuidade ao trabalho conjunto do Confea com o Ministério do Esporte, o ministro Orlando Silva também será um dos palestrantes. Por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre o Ministério, o Conselho Federal e os 27 Creas, em 22 de outubro de 2009, ficou acordado que caberia aos Conselhos Regionais organizar, por meio de edital, o recrutamento e cadastramento de profissionais interessados e legalmente habilitados para a prestação de serviços de emissão de laudos de vistoria de engenharia e laudos de estabilidade estrutural nos estádios de futebol, conforme a Portaria nº 124/07 do ME. No dia 23, às 14 horas, Orlando Silva falará sobre “A Execução de Obras Públicas e a Copa de 2014: como conciliar agilidade, qualidade e controle”.
Confira a programação completa no portal www.confea.org.br.
*Melissa Ornelas e Ondine Bezerra
Assessoria de Comunicação do Confea