Segunda Sessão Plenária reuniu diretores e conselheiros no dia 7

8 de fevereiro de 2012, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Uma vez ao mês o presidente do Crea-MT reúne a diretoria e os conselheiros representantes das entidades de classes que compõem o Sistema Confea/Crea para debater assuntos relacionados à área, julgar em segunda instância processos de infrações de natureza relevante, que afeta diretamente outros colegas de profissão e votar propostas e atos normativos, uma vez que a instituição tem a missão de defender a sociedade da prática ilegal das profissões abrangidas pelo Sistema, orientando e fiscalizando o exercício profissional.

A reunião é denominada Sessão Plenária. Ocorrida no dia 7 de fevereiro, foi realizada no auditório Rubens Paes de Barros, e foi a segunda Sessão do ano.

Antes da votação e aprovação de três decisões Ad Referendum que estavam em pauta para homologar o desconto da anuidade e a revogação do Ato Normativo 001/211 e a adesão ao Prodesu, o presidente Juares Samaniego concedeu um espaço extra-pauta para as palestras da coordenadora do Centro Internacional de Negócios do Mato Grosso, Gabriela Fontes e da juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Helena Maria Bezerra Ramos.

Gabriela convidou os profissionais a participarem da missão empresarial à Feira Bauma China que ocorrerá de 27 a 30 de novembro deste ano, com o objetivo de buscar novidades em máquinas, materiais de acabamento e veículos de construção. A coordenadora apresentou o roteiro da viagem, a programação do evento e as opções de pacotes de viagem. Disse que o grupo será formado por 25 pessoas do Estado de Mato Grosso e que antes haverá uma preparação negocial e de etiqueta dos costumes da China.

Por sua vez, a juíza Helena apresentou o Banco de Peritos, criado para agilizar os trabalhos judiciais. Ela explicou rapidamente como é feito o cadastramento dos profissionais interessados em prestar serviços à justiça e como essa ferramenta será facilmente acessível a todos os magistrados. Anunciou também que para 2012, já foi aprovado um orçamento de um milhão de reais para perícias para justiça gratuita.

Dos 18 processos de infração à legislação apresentados e julgados, 16 foram aprovados por unanimidade de votos, um foi arquivado e o último foi aprovado com abstenção de um voto.

Ao final da sessão a palavra foi aberta aos conselheiros e demais presentes. Na oportunidade falaram Carlos Roberto Michelini da recém homologada Associação Rondonopolitana de Engenheiros e Arquitetos, o conselheiro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Marcos Vinícius Santiago, Sinvaldo Gomes de Moraes da Associação Profissional dos Geólogos de Mato Grosso, a diretora geral da Mútua, Marciane Prevedello Curvo, Airton Froeder da Associação de Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis, Luiz Benetido de Lima Neto do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Mato Grosso e Jesse Rodrigues, assessor parlamentar do Crea-MT.

*Josemara Zago
Gecom/Crea-MT