Reuniões microrregionais para 8º CEP são realizadas em Barra do Garças e na UFMT, em Cuiabá
15 de julho de 2013, às 11h53 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Dois encontros microrregionais realizados nos dias 11 de julho, em Barra do Garças, e no dia 13, sábado, no auditório da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, encerraram as reuniões preparatórias para o 8º Congresso Estadual de Profissionais (CNP). Estudantes e profissionais do sistema tecnológico discutiram o tema “Marco Legal – Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional” em reuniões realizadas desde o mês de abril, em mais de 20 municípios de Mato Grosso.
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juares Samaniego, destacou a participação dos profissionais nas discussões em todas as cidades que reuniram mais de 1200 participantes, no total dos encontros. “Este é um momento de reflexão e de proposição de mudanças para o nosso sistema profissional. Precisamos identificar as soluções cabíveis e apresentar propostas para serem executadas pelos Creas ou realizar mudanças na legislação”, afirma Samaniego.
A engenheira sanitarista Sara Caporossi, membro da Comissão Organizadora do CEP, direcionou os debates e a apresentação dos cinco eixos temáticos (formação profissional, exercício profissional, organização do Sistema, integração profissional e social e inserção internacional) que compõem a discussão sobre o “Marco Legal”.
O conselheiro do Crea-MT, João Pedro Valente, participou da reunião na cidade de Barra do Garças e destacou a necessidade de revisão da legislação do sistema Confea/Crea, principalmente a Lei nº 5.194/66, que estabelece a criação e as regras para organização dos Creas que são responsáveis pela fiscalização do exercício profissional de mais de 300 modalidades profissionais.
Nos dois encontros foram eleitos delegados com mandato (inspetores e conselheiros) e sem mandato (profissionais registrados e com anuidade em dia) para apresentarem as propostas na etapa estadual do Congresso que acontece nesta sexta-feira, 19, em Cuiabá, no auditório da Sede das Promotorias.
Confira os delegados eleitos:
Barra do Garças – 11 de julho
Delegado com mandato: Rogers Zoccoli
Delegado sem mandato: Luiz Alberto de Matos
UFMT – 13 de julho
Delegado com mandato: Marcos Roberto Gonçalves
Delegado sem mandato: Jesse Barros