Reunião do 8ºCep em Água Boa tem debate acalourado

14 de junho de 2013, às 18h01 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Dezenove propostas entre os cinco eixos temáticos foram definidas na reunião preparatória para o 8º Congresso Estadual de Profissionais (8º Cep), realizada em Água Boa, na noite dessa quinta-feira, 13 de junho. “Todos os eixos foram detalhadamente discutidos e as propostas formuladas conjuntamente com os profissionais presentes. Surpreendentemente o eixo que mais gerou polêmica entre os presentes foi o de Inserção Internacional, quanto a falta de cumprimento da legislação que determina a validação de diplomas estrangeiros para atuação no Brasil, através de acordos políticos entre os países, ignorando o Sistema Confea/Crea”, mencionou a gerente de Comunicação do Crea-MT, Rafaela Maximiano, ao final dos trabalhos.

 

O primeiro eixo de Formação Profissional, mostrou aos presentes que é necessário ao Confea ter cadeira cativa no Conselho Nacional de Educação; que os Creas sejam consultados pelas universidades quando da instalação de novos cursos e análise de grade curricular para posterior registro no Ministério da Educação; que o Sistema defina um currículo mínimo para cada profissão; e, que as universidades obrigatoriamente sejam registradas e fiscalizadas pelos Creas.

 

O segundo eixo sobre Integração Profissional e Social trouxe à tona a falta de protagonismo por parte dos profissionais quanto à sua reponsabilidade com a qualidade de vida das pessoas, o crescimento desordenado das cidades e a participação social dos profissionais no desenvolvimento do país.

 

Já o terceiro e quarto eixos, de Organização do Sistema e Profissional e Social, chamou a atenção por propostas que permearam a falta de uma política nacional de comunicação e uniformização de procedimentos do Confea e Creas, além de um projeto para uma interação mais próxima dos egressos de cursos da área tecnológica e sociedade.

 

“Foram discussões bastante calorosas e proveitosas para o Congresso que será em 19 de julho, em Cuiabá. Os profissionais de Água Boa estão de parabéns”, avalia a diretora geral da Mútua-MT, Marciane Prevedello Curvo, que também teve a oportunidade de apresentar a Caixa de Assistência aos Profissionais e realizar adesões. “Ao menos cinco pessoas foram associadas e as demais puderam conhecer benefícios e facilidades para impulsionar o profissional”, declarou.

 

Os delegados eleitos foram o inspetor Cristiano dos Santos Duro (com mandato) e Clóvis do Lago Albuquerque (Sem mandato) e presidente da Associação dos Agrônomos de Água Boa.

 

Também participaram da reunião o secretário de administração do município, Luiz Omar Pichetti, o gerente de Infraestrutura do Crea-MT, Donizeth Taveira, o assistente administrativo da inspetoria local Pricenty Barbosa e os inspetores, Jair Silva e Sônia Retori Biazi.