Renovação do Terço: profissionais já podem formalizar opção por entidade de classe
13 de junho de 2025, às 15h27 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) já podem formalizar a opção por Entidade de Classe para a Renovação do Terço, nesta sexta-feira (30). A opção deverá ser realizada através do sistema e-Crea até o dia 29 de junho. Nesta primeira etapa, são realizadas verificações dos profissionais com anuidades quitadas até 31 de dezembro de 2024.
A cada novo exercício, o Plenário do Crea-MT passa por procedimento de renovação em um terço de seus representantes, ou seja, parte dos conselheiros(as) é substituída para a entrada de novos membros. Esse processo é denominado Renovação do Terço. Com base nos dados da primeira etapa, é realizado um cálculo proporcional entre o total de anuidades recolhidas e a distribuição dos profissionais entre as categorias e modalidades da Engenharia e Agronomia. Ou seja, quanto maior o número de profissionais adimplentes, maior será a representatividade de sua profissão no Plenário do CREA-MT.
Conforme previsto no Art. 10, II, §1º e §2º da Resolução nº 1.145/2024 do CONFEA, o profissional precisa realizar a escolha do título profissional com o qual deseja ser representado(a). Ele só será computado uma única vez, com base no primeiro título de seu registro, conforme a Tabela de Títulos Profissionais do Sistema Confea/Crea.
Caso possua mais de um título profissional, poderá optar pelo título com o qual deseja ser representado, formalizando essa escolha junto ao Crea-MT, através do e-Crea. Sua participação é essencial para o fortalecimento da representatividade da sua categoria no Sistema Confea/Crea.
O Plenário do Crea-MT, composto por representantes de entidades de classe e instituições de ensino, passa por uma renovação anual de um terço de seus membros e é a Comissão de Renovação do Terço que lidera esse processo.
Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT