Programas de estágios em cursos integrais são solução para primeiro emprego
19 de outubro de 2015, às 12h24 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Matéria do programa “Crea na TV” aborda o tema estágio. Estudantes-estagiários tem a oportunidade de avaliar sua opção profissional em relação ao seu potencial. (Assista a matéria aqui)
O estágio é uma fase especial do processo de aprendizagem, pois permite que o estudante, enquanto adquire conhecimentos acadêmicos, desenvolva a prática profissional, conhecendo as oportunidades e dificuldades da sua área de atuação. Esse treinamento obrigatório também é a solução para a conquista do tão sonhado primeiro emprego.
Em Mato Grosso, algumas faculdades possuem parcerias com empresas que destinam vagas de estágios para estudantes. As oportunidades são importantes tanto para os alunos quanto para as empresas que oferecem as vagas, explica o professor da UFMT e Coordenador de estágio do curso de Agronomia , Carlos Caneppele.
“Na agronomia temos um programa de estágio onde um convênio, da academia junto a empresas, beneficia a prática para os estudantes. Os alunos têm um número de créditos para cumprir e, a partir no oitavo e nono semestres, esse convênio viabiliza a realizar o estágio”, conta o professor.
Um dos maiores problemas enfrentados pelos alunos em seu campo de treinamento é a falta da disponibilidade de horários para quem frequenta um curso de período integral. “Daí a importância de a faculdade ter convênios com empresas e esses estágios também são responsáveis pelo primeiro emprego, pois muitos egressos são contratados quando se formam”, pontua Caneppele.
Outra colocação apontada pelo professor é a qualidade do currículo do recém-formado. Carlos Caneppele chama a atenção para que o novo profissional continue estudando “é muito importante, então com uma especialização, cursos de inglês entre outras qualificações, isso é o que torna o profissional um forte concorrente a vagas de emprego: a qualificação”.