Profissional de MT prepara livro sobre questão fundiária
3 de maio de 2010, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O engenheiro agrimensor Carlos Roberto Michelini está nos preparativos finais do seu livro “Legitimidade da propriedade rural”, que deve ser lançado em duas fases no começo do segundo semestre de 2010, em datas ainda a serem definidas. Com uma linguagem simples e objetiva, a obra vem atender aos anseios de todos que militam ou estudam as questões fundiárias e agrárias no Brasil.
O livro que será editado e impresso pela editora KCM, de Cuiabá. O prefácio da obra, conforme o autor, ficou a cargo do ex-ministro nacional de Agricultura Roberto Rodrigues, doutor honoris causa pela Unesp e professor titular do Departamento de Economia da Unesp/Jaboticabal (SP), o qual repassou ter se sentido honrado pela tarefa de fazer tal apresentação.
Michelini lembra que fez especialização em gestão empresarial e consultoria em agronegócio. Na época, o tema de monografia abordou a questão da legitimidade da propriedade rural e, agora no livro, buscou mesclar a parte científica com a experiência profissional adquirida ao longo dos anos. Ele conta que inicialmente a preocupação era fazer um trabalho de orientação técnica aos agricultores e investidores do setor rural, o que acabou mudando no desenrolar do trabalho.
O engenheiro agrimensor argumenta que o livro que escreveu vem mostrar, entre outros aspectos, o que a Engenharia colabora com a regularização e legitimização da propriedade rural, tanto no contexto de compra como de garantia. Na verdade, explica que a obra evidencia que os profissionais da área tecnológica, como engenheiros, tecnólogos e técnicos, vêm colaborar com os profissionais de áreas afins, como contadores, corretores, advogados, entre outros.
“O produtor vai ter mais condições de tomada de decisões, minimizando os riscos de investimentos e possibilitando uma diretriz de produtividade mais segura”, argumenta, informando que a obra é voltada para agricultores, profissionais da área tecnológica e áreas afins, além de acadêmicos. Além da orientação técnica, o autor diz que também buscou mostrar a integração do trabalho dos profissionais das áreas tecnológicas com os profissionais das áreas afins.
A expectativa é de que exemplares dos livros também sejam disponibilizadas para faculdades e universidades, como fonte de consulta e pesquisa para acadêmicos. Neste momento, Michelini está em busca de apoio para a divulgação do livro. Até agora, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) já confirmaram apoio à obra.
*(Com A Tribuna de Rondonópolis)
Ascom/Crea-MT