Profissionais de Sinop elegem delegados e discutem formação profissional durante reunião do CEP

22 de abril de 2013, às 18h20 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

 

Da esquerda para a direita: Conselheiro federal suplente Eduardo Goes, presidente da Aenor Amadeu Rampazzo, direitor administrativo da Mútua Valmi de Lima, inspetora-adjunta Adriane Sander, coordenador de Acessibiliade Givaldo Campos, conselheiros Sérgio Plens e Roberto KnollProfissionais do sistema tecnológico de Sinop participaram da reunião microrregional preparatória para o 8º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) no sábado, 20, no auditório do Campus Experimental da Embrapa e elegeram delegados que representarão as demandas da região norte de Mato Grosso na reunião estadual.

 

O evento foi iniciado pela inspetora-adjunta do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), a engenheira florestal Adriane Sander, representando o presidente do Conselho, Juares Samaniego, que não compareceu ao evento por conta do lançamento da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), realizada em Porto Alegre, no dia 17 de abril.

 

A inspetora-adjunta explicou aos profissionais como seria realizada a reunião com caráter de plenária, já que os presentes deliberariam sobre os representantes e como organizariam as propostas para a etapa estadual.

 

Em seguida, o coordenador de Acessibilidade do Crea-MT, Givaldo Dias Campos, apresentou os cinco eixos (formação profissional, exercício profissional, organização dos sistemas, integração profissional e social e inserção internacioal) que compõe o tema do evento: “Marco Legal – Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional”. “O Congresso Estadual e o Nacional é realizado a cada três anos e permite discutir as extensas interfaces do sistema profissional com a sociedade e as entidades governamentais para o desenvolvimento sustentável do país”, explica Campos.

 

Formação profissional

 

O conselheiro federal suplente Eduardo Goes fez alguns questionamentos sobre a formação profissional tecnológica, um dos eixos de discussão, especialmente sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado, nas áreas da engenharia, em Mato Grosso.

 

Ao final dos questionamentos os profissionais elegeram os delegados com mandato e sem mandato. Os conselheiros Sérgio Plens e Roberto Knoll também participaram do evento, mas não se candidataram, porque podem concorrer pela plenária do Crea que será realizada no dia 20 de maio, em Sorriso.

 

A inspetora-adjunta Adriane Sander foi eleita como delegada com mandato, e o engenheiro civil Wilson Kubota como delegado sem mandato. Por decisão unânime da plenária, as propostas dos profissionais de Sinop serão formuladas em outra ocasião e apresentadas pelos delegados no 8º CEP, em Cuiabá, no dia 19 de julho.

 

Também participaram do evento como apoiadores o diretor administrativo da Mútua, engenheiro sanitarista Valmi de Lima, que apresentou a caixa de assistência aos profissionais, e o presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos do Norte de Mato Grosso (Aenor), o engenheiro agrônomo Amadeu Rampazzo.