Profissionais da engenharia elétrica e conselheiros do Crea-MT recebem moção de aplausos na ALMT
16 de dezembro de 2025, às 10h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Profissionais da engenharia elétrica e conselheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) receberam, na noite de sexta-feira (12), moção de aplausos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A noite foi marcada pela celebração do reconhecimento técnico das classes tecnológicas do estado. A solenidade reforçou que o desenvolvimento de Mato Grosso passa pelas mãos de quem ensina, fiscaliza e lidera as profissões do Sistema Confea/Crea.
A homenagem foi concedida pelo Deputado Estadual Valdir Barranco e enfatiza os “relevantes serviços prestados no âmbito da educação, assistência estudantil e gestão institucional” e que a atuação destes engenheiros contribui para a “formação acadêmica e para o desenvolvimento social mato-grossense”.

Compareceram na cerimônia a presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas de Mato Grosso (ABEE-MT) Adriana Dussel; vice-presidente da ABEE-MT, Walter Aguiar Martins Júnior, e conselheiros Danilo de Souza e Matheus da Silveira.

Para o vice-presidente da ABEE-MT, Walter Aguiar Martins Júnior, ter o trabalho reconhecido pela ALMT traz um sentimento de estar no caminho certo.
“Acredito que o sentimento seja de gratidão pelo reconhecimento e que devemos continuar trabalhando em prol da engenharia elétrica e segurança com eletricidade”, disse.

Já a presidente da ABEE-MT Adriana Dussel contou que encerra a gestão neste ano e citou um passo importante para a sociedade, que é foi criação da lei estadual n.º 13.047/2025 que institui a Semana de Conscientização dos Perigos e da Segurança com Eletricidade em Mato Grosso.
“Encerrar minha gestão na presidência da ABEE-MT, como a primeira mulher a ocupar esse cargo, com esse gesto tão significativo, fortalece a certeza de que vale a pena servir. Seguimos firmes na construção de um futuro mais seguro, ao lado da Associação Brasileira Para Conscientização dos Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), fortalecendo a nova lei que representa um avanço histórico na proteção da vida”, disse.

A lei estadual foi promulgada em setembro e proposta pelo presidente da ABRACOPEL Danilo Ferreira e o diretor Walter Aguiar Martins Júnior.
A moção estendeu-se ainda a outros docentes vinculados ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em reconhecimento a aqueles que formam as futuras gerações de engenheiros do estado.