Presidentes de Creas e Confea prestigiam seminário em Várzea Grande
10 de maio de 2013, às 15h24 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O curso teve 14 participantes sendo 04 profissionais e 10 professores da rede municipal de ensino e, foi ministrado pelo técnico em Edificações Givaldo Dias Campos, coordenador de Acessibilidade do Crea-MT. Para Samaniego, "acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma população. Na engenharia e no urbanismo, a acessibilidade deve ser uma constante preocupação", declara. 
Com material próprio e inscrições gratuitas, o curso proporciona "uma mudança de atitudes e de visão tanto de projeto, execução e também de aplicação das normas e leis", avaliar o instrutor, Givaldo. O conhecimento das leis e normas relacionadas aos requisitos de acessibilidade para prédios e suas dependências são essenciais, para que os profissionais coloquem em prática e para que "entendam as implicações legais de suas atitudes", afirma.
O Seminário realizado no Centro de Eventos de Várzea Grande, teve continuidade nesta sexta-feira, 10 maio, oportunidade em que o presidente do Crea-MS Jary de Castro ministrou a palestra "Calçadas e Mobilidade Urbana". No período da tarde foi a vez da arquiteta Delkis Morais. "Tanto o presidente do Crea de Mato Grosso do Sul quanto a arquiteta Delkis e o instrutor do curso Givaldo, foram promoções do Crea Mato Grosso para o evento", acrescentou Samaniego.
O prefeito de Várzea Grande Wallace Guimarães afirmou que entre suas prioridades está o planejamento das obras para a cidade. “Tudo o que nascer de empreendimento deve ser dotado de um planejamento estratégico. Nossa missão é quebrar paradigmas programando a cidade ter tudo que dê condições de acessibilidade para todos”, destacou.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano Tarcisio Bassan, também participante do evento, ressaltou que a questão sempre mereceu prioridade na atual administração. “A Secretaria (de Desenvolvimento Urbano) está 100% empenhada em resolver a acessibilidade e mobilidade urbana em Várzea Grande”, frisou.
A abertura contou também com a participação Grupo Siriri com alunos da Escola Fernando Leite, a apresentação cultural realizada na abertura do evento. Participaram também do evento o deputado Emanuel Pinheiro e demais secretários municipais que prestigiaram a abertura.