Presidente do TCE recebe visita do presidente do Crea

26 de abril de 2012, às 8h30 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juares Silveira Samaniego, foi recebido nesta quarta-feira, 25 de abril, pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Jose Carlos Novelli. Foi a sua primeira visita ao TCE-MT como presidente do Conselho.

Samaniego aproveitou a oportunidade para defender a existência de uma lei que torne obrigatória a manutenção períódica em edificações com mais de cinco anos, e a existência da Lei 11.888 que garante asssitência tecnica gratuita a famílias de baixa renda, mas que ainda não foi regulamentada em Mato Grosso.

“Como Conselho da áreas tecnológicas, precisamos estar atentos às questões sociais que nos dizem respeito e também as que pudermos contribuir socialmente. Com a manutenção periódica, principalmente em construções antigas, evita-se tragédias como as ocorridas em São Paulo e no Rio de Janeiro no início deste ano”, destaca.

Como os dois são engenheiros, ainda conversaram sobre os problemas da cidade e o andamento das obras para a Copa do Mundo em Cuiabá e mencionaram que em nenhum momento tenha sido suscitado o nome de um profissional de engenharia para o comando da Secopa. “Precisamos nos órgãos públicos onde exijam conhecimento técnico, que pessoas qualificadas sejam nomeadas e não somente políticos”, defende Samaniego.

Novelli ainda destacou preocupação com a situação da ponte Juscelino kubitschek na Rodovia Imigrantes. “A estrutura parece estar deteriorada”, afirmou. Samaniego se comprometeu em encaminhar uma fiscalização no local.

O presidente do TCE-MT, também cumprimentou Samaniego, pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente do Conselho nesses quatro meses e colocou o Tribunal à disposição e lembrou do convênio de cooperação técnica que existe entre os dois órgãos. “Nosso objetivo é de integrar as instituições e elevar a qualidade do controle externo e social a partir da troca de informações. Essa parceria torna tudo mais rápido e traz vantagens tanto para o TCE quanto para o Crea”, explica.

O Crea-MT, utiliza o Sistema GeoObras, criado pelo TCE para a fiscalização de Obras no Estado. “Com o estreitamento da comunicação é possível o esclarecimento detalhado do sistema, assim como o auxílio por parte do Crea quanto ao acompanhamento dos serviços realizados em Mato Grosso. Assim podemos otimizar o nosso trabalho e com isso quem ganha é a sociedade”, define Noveli.

Ao final da reunião o presidente do Crea-MT visitou o setor de obras do Tribunal, onde estão lotados os engenheiros da instituição. Também participou da visita o chefe de gabinete do Conselho, Helmut Flavio Daltro.

*Rafaela Maximiano
Gecom/Crea-MT
Foto: Marcos Bergamasso/TCE-MT