Presidente do Crea-MT propõe parceria para fiscalização de obras da Copa
22 de maio de 2013, às 18h44 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso esteve reunida na tarde desta quarta-feira, dia 22 de maio, com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), o engenheiro civil Juares Samaniego. Estiveram presentes os deputados estaduais Sebastião Rezende, Pedro Satélite e Ezequiel Fonseca.
O presidente do Crea-MT, propôs a parceria do Conselho com a Comissão para a fiscalização das obras da Copa de 2014. Juares explicou de que forma o Crea-MT pode contribuir nesta fase de preparação para a Copa. Para ele é importante que técnicos do Crea e da AL possam fazer um estudo do projeto e vistoria para a construção de parecer técnico sobre as obras. "Desta forma se terá embasamento para verificar as responsabilidades técnicas de cada trincheira. Vamos fazer o possível para atender a Comissão.”, afiançou Juares.
Para Rezende a comissão que tem como objetivo acompanhar obras públicas, tem nesta fase de preparação da Copa, uma missão importante de garantir o cumprimento dos projetos e a garantia de obras de qualidade. Para ele, ter o Crea-MT participando é importante para se fazer laudos técnicos que possam apontar a necessidade ou não de ajustes nos projetos para se garantir que as obras tenham vida útil extensa. “Não podemos deixar obras executadas apresentarem defeitos com apenas um ou dois anos. Queremos acompanhar as obras, estar atentos para que o dinheiro público seja bem investido”, disse.
A meta é envolver o parlamento, o Crea-MT e técnicos do governo numa comissão que atuará neste acompanhamento das obras. O trabalho deve resultar em laudos técnicos e material gravado sobre as obras, tudo com objetivo de garantir qualidade nos investimentos. “Para que possamos ter obras de qualidade no Estado.”, explicou Rezende.
Sebastião Rezende também solicitou a parceria do Crea-MT para averiguar a qualidade da obra de rodovia na região de Vila Rica, no trecho de Santo Antônio da Fronteira, região de São José do Xingu. De acordo com ele, a população está reclamando que a obra está deteriorando. O trabalho de vistoria técnica deve ser feito nos próximos dias.