Presidente do Crea-MT entrega propostas da engenharia para deputados federais
26 de junho de 2019, às 8h50 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente reuniu segunda-feira, 24 de junho com os deputados federais, Dr. Leonardo Albuquerque e Emanuel Pinheiro Primo com o objetivo de aproximar o Crea Mato Grosso ao Parlamento Federal e principalmente entregar as demandas relacionadas aos profissionais do Sistema Confea/ Crea.
“ Esse alinhamento vem ao encontro das necessidades da engenharia. Uma das pautas do conselho para este ano é a aproximação do Crea Mato Grosso com os parlamentares mato-grossenses. Temos um entendimento que não é possível caminhar sozinho. É necessário andar lado a lado, na busca pela defesa da sociedade. Temos uma legislação bastante forte, precisa ser adequada aos novos momentos e paradigmas que serão colocados à nossa frente”, destacou o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente.
Ainda segundo Valente, o deslocamento dos parlamentares até o conselho mostra o comprometimento com a categoria, que atualmente abrange cerca de 1 milhão de profissionais no país. Desse total, em torno de 20 mil são registrados no Crea Mato Grosso. Este ano tivemos a aprovação de um recurso que virá do Confea para a construção de três sedes próprias. A primeira será a inspetoria do município de Cáceres.
“ Outro ponto que expomos aos parlamentares foi a questão da Lei 4950-A/1966, que instituiu o salário mínimo profissional para engenheiros, engenheiros agrônomos, arquitetos, médicos veterinários e químicos, que foram negativamente surpreendidos no dia 12 de junho, com a apresentação do Projeto de Lei 3.451/2019. O PL é de autoria do deputado federal Ubiratan Sanderson e tem o objetivo de revogar uma lei que está em vigor há mais de 50 anos e que representa uma conquista histórica desses profissionais”, disse Valente.

Para o deputado federal Dr. Leonardo, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia existe para defender a sociedade. Afirmando que o Crea-MT é um dos conselhos mais fortes e presentes na sociedade mundial e também brasileira. “ Essa aproximação tem o objetivo de criar uma agenda positiva no Parlamento Federal para defender o cidadão brasileiro, além de propor projetos de lei para aprimorar a defesa do profissional da engenharia. Esse é o início de várias visitas com pautas positivas, alinhadas com o presidente do Crea-MT. Saio desse encontro satisfeito com as boas notícias. E a primeira é a construção de uma sede própria do conselho em Cáceres”, explanou o parlamentar.
Já o deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo afirmou que 90% da legislação federal compete e tem reação com a classe dos engenheiros. E a PL 3451/2019 quer revogar o salário mínimo profissional dos profissionais da engenharia.

“ A partir daí, vamos fazer a defesa da classe da engenharia, porque não podemos nivelar nenhuma categoria por baixo, tem que tornar igual de uma maneira equilibrada, dessa forma garantindo a realidade do salário mínimo da categoria, ou seja, do poder de atuação. Me coloco a disposição do Crea-MT, não só em Cuiabá, mas também em todo estado de Mato Grosso, com seus quase 20 mil engenheiros, podendo fazer uma parceria, que dê frutos para classe desses profissionais que estão em quase 300 seguimentos da engenharia.
O parlamentar destacou que levará para Câmara Federal outras demandas positivas que irão beneficiar a categoria da engenharia, melhorando a condição profissional, comprometendo avaliar e estudar de forma individual para que aquelas que estejam tramitando no plenário, possa dar o retorno positivo e favorável para a categoria.
Texto: Cristina Cavaleiro/fotos: Igor Bastos/Equipe de Comunicação do Crea-MT