Presidente do Confea participa do 1º Encontro de Lideranças de Mato Grosso

13 de junho de 2014, às 15h53 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia
Presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, discursa ao lado do presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Samaniego, na abertura do evento, prestigiado por lideranças e profissionais mato-grossenses e conhece o projeto da nova sede do Crea-MT
 
 
Lideranças da Engenharia do Estado de Mato Grosso participaram, quinta e sexta-feiras (5 e 6/6), do 1º Encontro de Lideranças de Mato Grosso. Repetindo o êxito de experiências que vêm se multiplicando em torno da mobilização dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, o evento reuniu inspetores, fiscais, presidentes de entidades do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e ainda profissionais do sistema tecnológico. Presente a todo o evento, o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, reiterou o papel primordial dos conselhos de profissões regulamentadas para a sociedade brasileira. “O exercício indiscriminado de uma atividade coloca em risco o erário público. Os conselhos existem para não permitir que atividades que competem aos profissionais registrados nos Creas sejam exercidas por profissionais sem habilitação”, disse o presidente do Confea.
 
 
"Defender o profissional é defender a sociedade". A declaração se deu durante a abertura dos trabalhos, no auditório do Centro de Sustentabilidade do Sebrae, no Centro Político dministrativo, em Cuiabá. A mesa de abertura contou ainda com o presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Samaniego, e com o diretor administrativo da Caixa de Assistência dos profissionais do Crea-MT (Mútua), Valmi Simão de Lima. Durante a tarde de quinta-feira, o ex-conselheiro federal, engenheiro eletricista Marcos Vinicius Santiago, promoveu a palestra “As Lideranças do Sistema em Mato Grosso”. Em seguida, o engenheiro Robson Faustino do Ibec-MT falou, sobre o tema "O Profissional da Engenharia de Custo". Na manhã de sexta-feira, o evento foi concluído com duas apresentações, uma, com a diretoria da Mútua de Mato Grosso, e, outra, da empresa Ferst que explanou sobre infraestrtura sobre telecomunicações, energia, sanemaento, drenagem  e gás combustível. 
 
 
Samaniego aproveitou a oportunidade para fazer balanço das ações de sua gestão à frente do Conselho, enfatizando as ações de fiscalização. Modernização, expansão e economicidade foram suas frentes. No ano passado, mais de 25 mil atividades foram fiscalizadas pelo Crea. Um software está sendo desenvolvido para contribuir com este processo. O presidente do Crea-MT também destacou a atuação do Crea-MT na comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. "Participamos da vistoria das obras da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande, mas exigimos que os relatórios fossem públicos para que qualquer pessoa tivesse acesso. Essa foi a condição para a participação do Crea nas atividades da AL", informou. A atuação do Crea foi reconhecida pelo presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Mato Grosso (Sinduscon-MT), Cesário Siqueira.
 
 
No encerramento do 1º Encontro de Lideranças de Mato Grosso o inspetor de Jaciara Ricardo Fernandes de Paiva, recebeu a homeangem de relevantes serviços prestados à nação ao qual foi agraciado na inauguração da inspetoria mas na ocasião não pôde comparecer. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Colégio de presidentes do Centro-Oeste – Na sexta-feira e sábado (06 e 07/06), Cuiabá também sediou o colégio de Presidentes do Centro-Oeste que contou com a participação de além dos presidentes do Crea-MT Juares Samaniedo, do 1º vice presidente do Crea-MT Marcos Vinicius Santiago, do Crea-GO Gerson Taguatinga, do Crea-MS Ahmad Hassan Gebara, do coordenador do colégio presidente do Crea-DF Flavio Correia de Sousa e do Gerente Regional do Centro-Oeste no Confea, Idalino Serra Hortêncio.