Presidente do Confea e vice-presidente do Crea-MT participam do primeiro dia de Fiscalização da 5ª Força-Tarefa Nacional em Mato Grossso

3 de julho de 2025, às 16h45 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Compartilhar esta notícia

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. telecom. Vinicius Marchese e a vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Aronomia de Mato Grosso (Crea-MT), geóloga Daiane Brum, participaram do primeiro dia de fiscalização, nesta terça-feira (1°), da 5ª Força-Tarefa Nacional. A agenda do dia contou com uma visita a uma empresa de armazenagem de grãos como soja, milho e algodão, além de uma reunião com engenheiros de Sinop.

Presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, vice-presidente do Crea-MT, geóloga Daiane Brum, presidente do IEMT, eng. civil Rodrigo Senra e coordenadora adjunta da CEAGRO, eng. agro. Lys Sueli Barco | Foto: Caroline Mesquita

Após a chegada do presidente do Confea, foi realizada uma fiscalização na empresa Verde do Vale, que armazena e comercializa soja, milho e algodão, em Sinop. Vinicius Marchese explicou sobre a fiscalização e a importância da aproximação das empresas com o Sistema Confea/Crea/Mútua.

“A fiscalização é a nossa função e se existe essa estrutura chamada Crea, é porque a gente tem que fiscalizar, a lei que determina. Mas o por quê a gente está aqui, qual é o objetivo principal? Existe essa questão da norma que é a nossa ferramenta, mas eu queria muito ajudar vocês nessa construção. Quando a gente cria essa Força-Tarefa Nacional, é muito para trazer as pessoas, então por traz dessa capa de fiscal, que é a nossa obrigação, senão a gente que responde pelo não cumprimento, mas é que vocês utilizem dessas pessoas que aqui estão, para que consigam desenvolver um bom trabalho”, disse.

Presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese | Foto: Caroline Mesquita

Os funcionários do local prontamente explicaram as atividades da empresa e receberam muito bem a equipe do Confea e Crea-MT, que também contou com a presença da coordenadora da Câmara de Agronomia do Crea-MT, eng. agrônoma Lys Sueli Barco, e o gerente de Relação com o Profissional e Fiscalização (GPF) do Confea, Igor de Mendonça Fernandes.

Após a fiscalização, o presidente do Confea e a vice-presidente do Crea-MT tiveram uma reunião com o secretário de Meio Ambiente Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop, Jorge Muller e a secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso da Silva.

No período da tarde, o presidente Vinicius Marchese visitou a Inspetoria de Sinop para conversar com os 80 agentes fiscais que estão atuando nesta quinta edição da Força-Tarefa. Ao todo, são 18 Conselhos Regionais participando da ação e mais 330 pontos a serem fiscalizados.

Na inspetoria, o presidente perguntou sobre as dificuldades da ação e explicou o objetivo da fiscalização.

“A gente tem uma necessidade muito grande de padronizar os Creas, mas todos em um nível bom, satisfatório de fiscalização. Quando a gente assumiu, a gente percebia as diferenças que existia entre os Creas, por conhecimento, por ser presidente de um Crea e saber das diferenças e com relação ao resultado mesmo, eficiência. O Brasil, por ser um país extenso, vejo o quanto é difícil os fiscais praticarem os atos de fiscalização mais ou menos padronizados e até com relação aos segmentos e também ser eficiente. Mas para ela realmente atingir os objetivos, a gente precisa de resultados. No final, a gente precisa enxergar que realmente os Creas melhoraram a fiscalização em todos os segmentos”, disse.

Visita da 5ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização na Inspetoria do Crea-MT em Sinop | Foto: Caroline Mesquita

Os fiscais também tiraram dúvidas sobre algumas normas e foram a campo.

Ao final do dia, o presidente do Confea e a vice-presidente do Crea-MT fizeram uma visita na sede da União das Entidades de Sinop (Unesin) para conversar com os profissionais. No local, as entidades compartilharam propostas para melhorar o Sistema e tiraram dúvidas quanto algumas normas estabelecidas pelo Confea.

5ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização

A 5ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização segue até sexta-feira (4) na região de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde.

Treinamento da 5ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização | Foto: Caroline Mesquita

A iniciativa prevê ações de fiscalização para disseminar boas práticas e fortalecer a capacidade fiscalizatória dos Regionais. Por meio desse intercâmbio é possível transferir conhecimento e aprimorar processos de fiscalização. Outro propósito da Força-Tarefa Nacional de Fiscalização é promover a conformidade com normas técnicas, regulamentações e padrões de segurança, especialmente em empreendimentos de alto risco nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.

A 5ª FTNF tem como foco exclusivo a intensificação das ações de fiscalização sobre as unidades armazenadoras de grãos, estruturadas para assegurar sua adequação técnica, segurança operacional, conformidade legal e modernização tecnológica. Esta ação visa mitigar riscos de perdas na produção, acidentes estruturais e impactos ambientais, promovendo a eficiência logística e a valorização da engenharia nacional.

Confira a Galeria de fotos aqui.

 

 

Texto: Caroline Mesquita