Plenária n° 814 é realizada em Colíder para celebrar inauguração da nova inspetoria no município
31 de outubro de 2025, às 15h19 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

A Plenária n° 814 foi realizada, nesta quarta-feira (29), de forma itinerante na Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) em Colíder para celebrar a inauguração da sede própria no município. Durante a sessão, foram entregues homenagens a engenheiros do município que contribuíram para a construção do novo espaço e para a história da engenharia em Colíder. O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, presidiu a plenária ao lado da diretora-geral da Mútua-MT, Marciane Prevedello Curvo e o vice-prefeito do município, Lourenço Marani.
Conselheiros e autoridades de Colíder prestigiaram a Plenária em comemoração à inauguração. A sessão, que estava marcada para iniciar às 18h, teve a aprovação de autuações por exercício ilegal, para empresa sem registro e por falta de ART.

O diretor financeiro da Mútua-MT, Waldomiro Teodoro dos Anjos Júnior, apresentou um balanço do número de novos associados e benefícios da Caixa de Assistência de janeiro deste ano até o mês de outubro. Segundo o levantamento da Mútua-MT, foram registrados 433 novos associados neste ano e um decréscimo no número de inadimplentes de 18% para 16%. Neste ano, a Mútua-MT fez uma força-tarefa para diminuir esse quantitativo e trazer mais benefícios aos profissionais do Sistema Confea/Crea do estado.
A diretora-geral da Caixa de Assistência, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, parabenizou o presidente Juares Samaniego pela inauguração.
“Eu quero parabenizar o Crea Mato Grosso e todos que foram responsáveis, o prefeito em exercício, Lourenço Marani muito obrigada, essa sede própria também faz parte da Mútua, que é um sistema só, muito obrigada”, disse.

Após a apresentação, o presidente chamou para compor a mesa Alvanir Cirino dos Santos, que foi responsável por desenhar o primeiro traçado da cidade de Colíder, em 1975. Ele é um dos pioneiros do município e recebeu uma homenagem do Crea-MT e da Prefeitura de Colíder durante a plenária.
O Conselho fez um quadro com o projeto da cidade desenhado por Alvanir na década de 70 e uma imagem de Colíder deste ano. O quadro foi colocado na sala de recepção dos profissionais da inspetoria. Da prefeitura, Alvanir recebeu o título de Cidadão Colidense entregue pelo vice-prefeito Lourenço Marani.

Alvanir Cirino dos Santos disse que ficou muito emocionado com o quadro e agradeceu ao Crea e ao vice-prefeito pelas homenagens.
“O desenho foi feito há mais de 50 anos até porque é difícil de explicar o tanto de gente que aparecia aqui em Colíder para comprar terreno de tão boa que a terra é. Eu vim, fiz a demarcação, o traçado e terminei em 1975. Muitos anos depois, voltei aqui de passagem e já estava bem maior. Hoje, por exemplo, eu estou bem emocionado de ver como aquele traçado que eu fiz foi utilizado, o povo que construiu, trabalhadores porque não depende só de quem faz o traçado, depende dos administradores também para executar. Que serviço bonito que fizeram aqui, então estou muito agradecido por vocês que administraram e construíram a cidade”, disse.

O presidente Juares Samaniego também fez a entrega de um diploma de honra ao mérito profissional a nove engenheiros que participaram da construção da sede própria, incluindo os inspetores de Colíder, são eles:
- Eng. Civil e de Seg. do Trabalho, inspetor do Crea-MT em Colíder Gilberto da Silva;
- Eng. Eletricista e de Seg. do Trabalho, inspetor do Crea-MT em Colíder Erivaldo Evaristo de Lima;
- Eng. Agrônomo e de Seg. do Trabalho, inspetor do Crea-MT em Colíder Jonatas Lima Galadinovic;
- Eng. Civil Antônio Lima Galadinovic;
- Eng. Agrônomo Filipe Galadinovic do Vale Bachiega;
- Eng. Eletricista e de Seg. do Trabalho Jandir Svierk Filho;
- Eng. Civil Hiran Andreazza Sales;
- Eng. Civil Claudiomiro Pereira dos Santos;
- Eng Sanitarista Denise Pontes Duarte.

Também foram entregues os diplomas de amigos da engenharia para o prefeito de Colíder, Rodrigo Luiz Benassi, o vice-prefeito Lourenço Marani e o vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e ex-prefeito de Colíder, Hemerson Lourenço Máximo.
O eng. civil Antônio Lima Galadinovic contou um pouco da história da engenharia no município e agradeceu o presidente Juares Samaniego pela construção da sede própria.
“Me formei em 1997 e vim para Colíder. Nessa época nós tínhamos muitas dificuldades, lembro das ARTs de blocos que tínhamos que ir para Cuiabá pegar os blocos para conseguir registrar as obras então a gente vê a construção dessa inspetoria, essa realização, nós que vivenciamos a engenharia da década de 90 e se emociona mesmo. O mérito do nosso presidente pela coragem e ousadia de trazer uma estrutura dessa para cá, os demais engenheiros que colaboraram e é uma grande alegria para nós como engenheiros e cidadãos de Colíder usufruir de uma obra desse porte. Nós vamos poder trabalhar aqui melhor, é uma sede para nós engenheiros”, finalizou.

Confira a Galeria de Fotos com todos os homenageados aqui.
Texto: Caroline Mesquita